|
Alex Ferguson conquistou 49 títulos na carreira |
O futebol vive de ciclos, que começam e terminam o tempo todo. Alguns desses ciclos se tornam eras e entram para história. E uma das eras mais longas do futebol mundial termina este ano. Nesta quarta-feira (8), Alex Ferguson, de 71 anos, anunciou em nota publicada no site do Manchester United que vai encerrar sua carreira de treinador após 27 anos no comando dos Red Devils. Campeão antecipado do Campeonato Inglês, ele vai se despedir dos gramados no próximo dia 19, contra o West Bromwich, na sua 1.500ª partida à frente do clube.
"Daqui para frente, tenho o prazer de assumir as funções de diretor e embaixador do clube. Com essas atividades, junto com meus muitos outros interesses, eu estou ansioso para o futuro. Era importante para mim deixar uma organização na forma mais forte possível, e creio ter feito isso. A qualidade deste time vencedor, e o equilíbrio de idades dentro dele, é um bom presságio para a sequência do sucesso no nível mais alto. A estrutura da juventude vai garantir que o futuro do clube a longo prazo continue sendo brilhante", disse Sir Alex no comunicado divulgado pelo United.
Lenda no futebol, o treinador exercerá agora atividades na área executiva do clube. No Manchester, Ferguson conquistou duas Ligas dos Campeões e ajudou o clube a passar o Liverpool no número de títulos ingleses. Em 39 anos de carreira no futebol, foram 49 títulos conquistados. Os favoritos para assumir o cargo deixado por ele são David Moyes, também escocês, que treina o Everton, e José Mourinho, do Real Madrid.
Leia mais
Top 10: quais razões explicam o momento vivido pelo Barça?