Após uma denúncia feita por Pedro Scooby, o juiz australiano Ben Lowe foi suspenso das Olímpiadas e não vai mais julgar o desempenho dos surfistas em Paris 2024. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (1°), pela Associação Internacional de Surfe (ISA, na sigla em inglês).
No dia 30 de julho, o surfista brasileiro foi às redes sociais e expôs uma foto do juiz Ben Lowe ao lado do surfista Ethan Ewing, que também concorre nas Olimpíadas.
Leia também:
No relato feito por Pedro Scooby, ele afirmou que o juiz é conhecido por dar notas baixas a Gabriel Medina, que está nas quartas de final e caso se classifique pode enfrentar o surfista australiano com que Ben Lowe tirou a foto em uma possível semifinal.
Leia mais:
"Lá em Tóquio teve um juiz que deu as notas mais altas para os adversários do Medina, e as notas mais baixas para ele nas baterias. Foi feita uma reclamação formal desse cara para o comitê olímpico, e não fizeram nada", disse Pedro Scooby.
"Esse cara está aqui de novo. Hoje, eu aqui de boa em casa, recebo uma foto no WhatsApp dele com o Eathan, que é o cara que, se o Medina passar, eles podem cair juntos na final. E o Ben Lowe e o Eathan são australianos", completou a declaração.
Em nota, a ISA afirmou que é "inapropriado para um juiz interagir dessa forma com um atleta" e que removê-lo do quadro de julgamento das Olimpíadas "para proteger a integridade e a justiça da competição".
Veja a nota oficial sobre a suspensão do juiz:
"A ISA está ciente de uma foto circulando nas redes sociais em que um dos juízes de surfe das Olimpíadas, australiano, é visto interagindo socialmente com um atleta australiano e seu treinador.
É inapropriado para um juiz interagir dessa forma com um atleta e sua equipe.
Para proteger a integridade e a justiça da competição em andamento, e em acordo com o Código de Conduta da ISA e o Código de Ética do Comitê Olímpico Internacional, o Comitê Executivo da ISA decidiu remover o juiz do painel de julgamento da competição.
Essa decisão não está relacionada à performance do juiz nas Olimpíadas.
A ISA comunicou a todos os juízes e equipes para recordá-los das responsabilidades relacionadas a comportamentos inapropriados".
Nathália Amorim
Nathália Amorim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!