Somar, multiplicar, dividir, não importa. O resultado ao final da Série B tem que ser o acesso. A dez rodadas do fim da competição, a calculadora é quase um membro da comissão técnica dos clubes, seja para se livrar do rebaixamento ou para ficar entre os quatro primeiros colocados.Bahia e Vitória, ainda bem, lutam na parte de cima da tabela. Almejar o título é possível, mas o principal objetivo é jogar a Série A em 2016. O Ba-Vi do próximo sábado, na Fonte Nova, abre a reta final para tricolores e rubro-negros.
O espelho do primeiro turno, quando Bahia e Vitória enfrentaram os mesmos adversários que terão pela frente agora, serve para análise. Restando dez rodadas para o fim do primeiro turno, o Bahia ocupava a terceira posição, com 18 pontos em nove jogos e só havia perdido uma partida no campeonato, para o Bragantino, por 2x0. O desempenho tricolor caiu nos últimos dez jogos do turno e a equipe conquistou mais 15 pontos até a 19ª rodada. Terminou a primeira metade da Série B no limite do G-4, com 33 pontos.
Destaques de Bahia e Vitória, Kieza e Escudero chegam afiados ao clássico |
No mesmo período, o Vitória chegou aos 16 pontos nas nove primeiras rodadas e ocupava a sexta colocação na tabela. No entanto, o Leão conseguiu uma arrancada impressionante nos jogos seguintes, conquistou 21 pontos dos 30 em disputa e terminou como virtual campeão do primeiro turno, com 37 pontos.
A má notícia é que a dupla Ba-Vi já está com um aproveitamento pior no returno. O Bahia chegou aos 47 pontos, e o Vitória tem 49. Desde 2006, quando a Série B passou a ser disputada em pontos corridos, a média para o acesso é de 62,7 pontos. Por garantia, será considerado 63.
O Leão protagonizou a maior e menor pontuação de um quarto colocado. Em 2007, conseguiu o acesso com apenas 59 pontos. Em 2012, ano de maior corte, subiu com 71 por ter um triunfo a mais que o São Caetano, quinto colocado. Em 2010, o Bahia terminou em terceiro, com 65 pontos. O América-MG, quarto, fez 63.
Chegar à pontuação média não é 100% de garantia de sucesso. Mas, de 2006 pra cá, os 63 pontos só não foram suficientes em 2009 e 2012.
Confrontos diretos Além de se enfrentarem na próxima rodada, outros concorrentes ao acesso estão no caminho da dupla Ba-Vi. O tricolor ainda encara o Paysandu (fora), Botafogo (fora) e Santa Cruz (casa). Já o rubro-negro pega América-MG e Santa Cruz, ambos fora de casa. O detalhe é que o jogo do Vitória contra o Santa Cruz é na última rodada e pode definir o acesso de uma ou até mesmo das duas equipes.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade