O elenco do Bahia de Feira chegou a Salvador com o objetivo claro de ser campeão do Torneio Início do Campeonato Baiano, disputado neste domingo (9). E o desejo se confirmou. Na final, a equipe do técnico Arnaldo Lira venceu o Vitória da Conquista por 3 a 0, com dois gols de Diones e outro de João Neto, artilheiro da competição com três, e levantou a taça. O Tremendão eliminou o Bahia na semifinal, enquanto o Bode desclassificou o Vitória duas vezes. O Rubro-negro seguiu na competição porque fez a melhor campanha entre os eliminados. Ao todo, 5.600 pagantes acompanharam os jogos em Pituaçu.
Veja como foi a cobertura completa do Torneio Início do Campeonato Baiano
É a primeira vez que um time de Feira de Santana conquista o Torneio Início. Com 11 títulos, o Vitória é o maior vencedor da competição, que foi disputada pela primeira vez no dia 1º de maio de 1919 e vencida pelo Ypiranga. Bahia e Galícia estão logo atrás do Rubro-negro, com nove conquistas cada. O Ypiranga tem oito, enquanto o Botafogo de Salvador tem seis. O Fluminense de Feira tem dois vice-campeonatos. O último Torneio Início foi disputado em 1980 e vencido pelo Vitória.
2011 - Dos seis jogos da primeira fase, três foram decididos nos pênaltis. Bahia, Camaçari e Bahia de Feira eliminaram Fluminense, Atlético e Colo-Colo, respectivamente, somente nas cobranças de penalidade máxima. No tempo normal, o Esquadrão, que utilizou jogadores da base, ficou no 1 a 1 com o Flu de Feira do meia Danilo Gomes. Camaçari e Atlético ficaram no zero no tempo normal, mesmo placar de Bahia de Feira e Colo-Colo. Nas outras três partidas da primeira fase, o Serrano venceu o Ipitanga por 1 a 0, o Vitória, com time misto, bateu o Feirense por 1 a 0 e o Vitória da Conquista ganhou do Juazeiro por 2 a 0.
Na fase seguinte, o Bahia eliminou o Camaçari mais uma vez na disputa por pênaltis e com grande atuação de Omar (ao todo, o goleiro pegou quatro pênaltis. Dois contra o Fluminense e dois contra o Camaçari). Já o Bahia de Feira bateu o Juazeiro por 1 a 0, enquanto o Vitória da Conquista venceu o Vitória por 1 a 0. Por conta da melhor campanha no geral, obtida somente no número maior de escanteios em relação às outras equipes, o Leão permaneceu na competição e para enfrentar o Bode novamente. Nova derrota do Rubro-negro, desta vez na cobrança de pênaltis.
Do outro lado da tabela, o Bahia de Feira não tomava conhecimento dos adversários. Na semifinal, encontro de Bahias. O de Feira de Santana levou a melhor com gol do atacante João Neto, tido como o melhor jogador da competição, e venceu por 1 a 0. Na final, um passeio. O Tremendão bateu o Vitória da Conquista por 3 a 0, maior placar do torneio, e iniciou 2011 com o pé direito. No sábado (15), o time estreia no Baianão contra o Feirense, no Joia da Princesa.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!