|
---|
De cobertura, Júnior marcou o segundo gol em Pituaçu |
Após o ótimo resultado do Vitória ontem, contra o Botafogo, o Bahia deu uma ótima resposta à motivação do Leão para o Ba-Vi que decidirá o Baianão neste domingo. Hoje (10), o Tricolor dominou completamente a Portuguesa e carimbou a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil com uma boa vitória por 2 a 0, com gols de Fabinho e Júnior.
Veja como foi a partida no Lance a Lance do iBahiaNas quartas de final, que acontecem a partir da semana que vem, com data ainda a definir, a equipe terá parada dura: enfrentará o Grêmio, um dos maiores vencedores da história da competição. A fase do futebol baiano é boa: Pela primeira vez desde a primeira edição da Copa BR, em 1989, Bahia e Vitória chegam juntos às quartas de final da competição. Nesta quinta, em Pituaçu, o Bahia fez valer seu melhor momento sobre uma Portuguesa destroçada, rebaixada à segunda divisão do Campeonato Paulista e candidata a dar vexame no Brasileirão desta temporada. No entanto, se o triunfo foi sobre um adversário inferior ao Botafogo, o Bahia teve, durante todo o jogo, uma ótima participação dos seus meias. O time criou muito, como ainda não tinha feito na temporada. Se a boa fase dos dois times durar até o domingo, teremos um ótimo jogo na decisão do Baiano.
O jogo - O primeiro tempo não precisou ser um primor para que o Bahia fosse para o intervalo atisfeito. Depois de começar a partida vacilando, oferecendo duas ocasiões de perigo para a Portuguesa, o Tricolor tomou as rédeas do jogo e passou a manter a bola longe da defesa. Mesmo que a Lusa tenha tido maior posse de bola ao longo da primeira etapa, Lomba não sofreu mais até Héber Roberto Lopes mandar os dois times para os vestiários. Aos 14 minutos, o Bahia abriu o placar, dando tranquilidade ao restante do jogo. Em uma das jogadas fortes do time na temporada - a bola aérea -, Fabinho aproveitou a cobrança de escanteio e marcou seu primeiro gol no ano. O volante nem mesmo precisou saltar para marcar de cabeça, já que estava desmarcado e ainda teve a chance de escolher o canto. Após o gol, apenas duas outras chances merecem ser mencionadas: na primeira, Gabriel recebeu bola bola na direita, mas chutou cruzado, às costas de Lulinha. A outra oportunidade, mais clara, surgiu depois que Titi apareceu cara a cara com Wéverton, como elemento surpresa, mas enfeitou: quis marcar com uma cavadinha e jogou nas mãos do goleiro. O segundo tempo começou bem agitado, com chances para os dois lados. A mais clara surgiu com Morais, que recebeu bola em jogada criada por Gabriel e Lulinha, mas chutou para fora. Aos 17, Ananias aproveitou salto errado de Mádson, mas cabeceou para fora, naquela que seria sua chance de marcar contra seu antigo clube. Antes disso, o Bahia havia reclamado de pênalti não marcado em Rafael Donato, que foi puxado por Wilson Matias quando iria concluir ao gol. Porém, o erro da arbitragem - compensado por dois gols bem anulados (Lulinha e Vânder) - não atrapalhou: aos 26, Júnior ganhou na força de Rogério, aproveitou erro de Renato e ainda encobriu Wéverton, marcando o golaço que definiu a classificação do Bahia, com sobras. Aos 30 minutos, Rogério foi expulso e, com 10, a Lusa apenas agonizou até o final do jogo.
Bahia 2x0 Portuguesa - Oitavas de final da Copa do Brasil - jogo de voltaData: 10/05/2012 Local: estádio de Pituaçu Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa/PR) Assistentes: Roberto Braatz (Fifa/PR) e José Carlos Passos (PR) Bahia: Marcelo Lomba; Madson, Rafael Donato, Titi (Danny Morais) e Hélder; Fabinho, Diones, Morais e Gabriel; Lulinha e Júnior (Vânder). Técnico - Falcão Portuguesa: Wéverton; Luis Ricardo, Renato, Rogério e Raí; Wilson Matias, Henrique, Boquita (Marcelo Henrique); Maylson (Bruninho); Ananias, Rodriguinho (Danilo). Técnico - Geninho