Quanto mais cedo começa o papo sobre matemática, pior é a situação. E assim a dupla Ba-Vi terminou o primeiro turno do Brasileiro: ligado na calculadora em decorrência do medo de nova queda para a Série B nacional.
De acordo com os cálculos dos matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o lanterna Vitória tem 75,3% e o vice-lanterna Bahia, 63,5% de chances de cair. Probabilidades altas justamente pela distância de ambos dos 45 pontos - pontuação que aparece, no momento, com 2,5% de chances de queda. Com 43, o risco de Série B sobe para 20%. Veja como está a classificação da Série A
Levando em consideração as edições de 2006 pra cá - quando o Brasileiro passou a ser disputado por 20 clubes -, a média para se salvar é de 44,25 pontos. Com apenas 15 pontos (26,3% de aproveitamento), o Vitória entra nas últimas 19 rodadas com a projeção de ter que vencer 10 partidas - ou vencer menos e compensar com empates.
"Temos exemplos de equipes que não fazem um bom primeiro turno e depois crescem. Nós passamos por isso no passado. Quando cheguei aqui, estávamos na parte de baixo e terminamos em quinto. É melhorar e ter capacidade de somar", diz o técnico Ney Franco, que não cansa de lembrar 2013, quando assumiu a equipe em 12º e terminou a dois pontos da vaga na Libertadores. Atual pior mandante da Série A, o Leão fará mais dez jogos em casa e nove fora.
Do lado do Bahia, com 17 pontos, são necessários nove vitórias e um empate. "Dobrando a pontuação de hoje, de repente escaparia com 38, mas temos que ver. Nos meus cálculos, são dez vitórias. Vamos ter que ter vitória fora e ser muito forte aqui dentro", computa Gilson Kleina. O tricolor fará nove jogos como mandante e dez fora de casa. Acompanhe as principais notícias do Tricolor Leia as últimas notícias sobre o Rubro-negro
Matéria original: Jornal Correio* Bahia e Vitória projetam returno milagroso para escapar da Série BVeja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade