Base é aquilo que serve de apoio, origem, princípio ou fundamento, segundo a definição do dicionário Aurélio. No começo da próxima temporada, serão justamente os garotos formados no Fazendão que darão sustentação ao novo elenco do Bahia.
Dos 30 com reapresentação marcada para o dia 4 de janeiro, 19 são crias do clube. No entanto, há carências em todas as posições e a necessidade de contratar reforços é indispensável. Principal problema de 2015, o setor defensivo ainda é crítico. Dos cinco zagueiros restantes, Gabriel Valongo, Jailton, Ewerton, Robson e Gustavo, apenas os três últimos têm contrato até pelo menos o final de 2016.
Os dois primeiros têm vínculo até maio, mas não interessa à diretoria renovar e eles podem ser liberados antes em caso de proposta. Nas laterais, a situação é ainda pior. Do lado direito, Railan, Cicinho e Hayner, trio do elenco profissional na posição, também só têm contrato até o fim do Campeonato Baiano.
Elenco do Bahia confirmado para 2016 tem 19 jogadores da base, e o lateral-esquerdo Vítor está perto de renovar e se tornar o vigésimo (Foto: Evandro Veiga/Correio) |
Em princípio, a renovação de Cicinho não interessa, enquanto os outros dois ainda estão com a situação indefinida no clube. Na esquerda, Patric, Ávine e João Paulo não estão nos planos. O primeiro tem contrato até julho e não deve renovar. Também não há nenhuma sinalização quanto à prorrogação do vínculo com Ávine, cujo contrato se encerrará em fevereiro e sequer foi procurado.
João Paulo pode permanecer para o primeiro semestre, mas só fica para a Série B se tiver desempenho melhor do que teve neste ano. O único com contrato vigente também para a segunda divisão é o garoto Juninho, titular apenas na derrota para o Santa Cruz, na reta final da Série B.
O meio-campo também terá que ser reforçado. Feijão, que retorna de empréstimo, Gustavo Blanco e Jefferson Silva são os únicos volantes. Rômulo e João Paulo Penha são os únicos meias do elenco. O último terá seu vínculo prorrogado até dezembro de 2016 e deve ser emprestado no primeiro semestre. Há ainda aqueles que retornam de empréstimo, como os atacantes da base Mateus e Gustavo Balotelli, que estavam no futebol japonês.
RenovaçõesDois jogadores, também das divisões de base, estão em negociação para renovação de contrato. O volante Yuri, 21 anos, que pertence ao Olaria, ainda não teve a situação definida. Já há um acerto entre o jogador e o tricolor, mas um impasse com o time carioca ainda emperra a concretização do negócio.
Quem já está com a renovação praticamente certa é o lateral-esquerdo Vítor, 21 anos. O contrato atual se encerra neste mês. “Está encaminhado. A renovação será de um ano com prorrogação automática por mais um”, diz o gerente de futebol Éder Ferrari.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade