Tricolores e rubro-negros irão ver o time do coração entrar em campo sábado, às 16h30, para jogar o último Ba-Vi de 2015, com formações diferentes daquelas usadas no clássico do primeiro turno da Série B. O reencontro na Fonte Nova terá 13 novidades com relação ao clássico do dia 4 de julho, em que o Vitória goleou o Bahia por 4x1, no Barradão.
A maior transformação é azul, vermelha e branca. Três meses depois, o Bahia é praticamente outro time. De acordo com o coletivo realizado nesta terça-feira (29), no Fazendão, o técnico Sérgio Soares vai escalar apenas três jogadores que começaram em campo na goleada do primeiro turno: Douglas Pires, Pittoni e Tiago Real. O tricolor terá defesa, meio, ataque e esquema tático novos.
No primeiro Ba-Vi da atual Série B, a defesa do Bahia foi formada por Douglas Pires, Adriano, Robson, Titi e Marlon. O goleiro foi o único que cresceu de rendimento de lá pra cá e se firmou entre os titulares. O lateral-direito Adriano perdeu a posição, Titi se transferiu para a Turquia e Marlon já não faz mais parte dos planos da comissão técnica.
Ex-Vitória, Roger jogará seu primeiro BaVi defendendo o Bahia (Foto: Felipe Oliveira/ECBahia) |
Robson era titular absoluto até duas rodadas atrás, mas parece ter perdido o prestígio após seguidas falhas. Ontem, ele treinou entre os reservas o tempo todo. A dupla de zaga que está sendo preparada por Sérgio Soares para o clássico é formada por Jailton e Gustavo. As laterais terão Railan e João Paulo, que também não jogaram o clássico de ida.
Do meio pra frente, peças e formação diferentes. Ao invés do 4-3-3, com três homens no meio e outros três no ataque, Sérgio Soares ensaia o tradicional 4-4-2, usado nas últimas cinco rodadas. No Ba-Vi do 4x1, o meio-campo tricolor era formado por Pittoni, Souza e Tiago Real, que se firmaram no primeiro semestre. Souza perdeu espaço e a trinca virou quarteto, com Paulinho Dias e Eduardo, principal responsável pela armação das jogadas e cobranças de bola parada.
Formado por Willians Santana, Maxi e Léo Gamalho no primeiro Ba-Vi, o ataque no clássico de sábado terá dois centroavantes com faro de gol: Roger e Kieza, que foi poupado do treino de ontem para tratar de um incômodo no púbis, o mesmo que o tirou do clássico no primeiro turno. Dessa vez, ele vai para o jogo. No coletivo de ontem, Sérgio Soares não colocou ninguém no lugar do capitão e treinou com apenas dez titulares. Voltando de contusão, Maxi Biancucchi ficou fazendo tratamento de fisioterapia e correu na academia. Deve treinar no campo hoje e, como o jogo é sábado, há chance do argentino estar em campo.
O Vitória não terá tantas mudanças quanto o rival e mantém o esquema 4-1-4-1. A diferença está em cinco peças, três delas do setor defensivo. Gatito Fernández assumiu o gol depois que Fernando Miguel se contundiu e é quem vai proteger as traves dessa vez. Na lateral, Diogo voltou de lesão, mas Euller treinou como titular ontem. Na zaga, Ramon terá novo companheiro. Guilherme Mattis foi expulso do banco na rodada passada e, por isso, Kanu vai jogar. No primeiro turno, a proteção da zaga foi feita por Marcelo. Agora, cabe a Amaral. À frente dele seguem Pedro Ken, Escudero e Rhayner, mas Flávio perdeu posição e David entrou no time. Lá na frente, Elton continua sendo o homem de referência.
À beira do campo, tudo igual. Sérgio Soares e Vagner Mancini vão se reencontrar na Série B. Quem vai levar a melhor dessa vez?
Novo capitão do Vitória, Pedro Ken estava na goleada de 4 a 1 sobre o Bahia (Foto: Divulgação/ECVitória) |
Estreantes O último Ba-Vi de 2015 vai marcar a estreia de oito jogadores no clássico, seis tricolores e dois rubro-negros. O atacante Roger já defendeu o Vitória, mas não teve a oportunidade de disputar o clássico. Hoje, no Bahia, vive a expectativa de seu primeiro Ba-Vi.
“Clássico é sempre gostoso de jogar. É o tipo de jogo que, se você está em crise e ganha, as coisas se acalmam. Se você perde, a crise se instala. Eu particularmente gosto de jogar. Joguei Ponte x Guarani, São Paulo x Corinthians, tenho muitos clássicos na minha carreira. Estou preparado e muito motivado”, afirmou o centroavante, que vai formar dupla de ataque com Kieza.
Os zagueiros Jailton e Gustavo, o lateral João Paulo, o volante Paulinho Dias e o meia Eduardo são os outros debutantes tricolores. No Vitória apenas dois jogadores que vão começar o Ba-Vi são estreantes: o zagueiro Kanu e o meia-atacante David, que só jogou o clássico na base.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade