icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPORTES

Bahia pode seguir passos do Furacão; Leão planeja nova preparação

Clubes já começam a pensar a temporada 2014. Caso do Atlético-PR, que abdicou do estadual, serve para reflexão

foto autor

28/11/2013 às 17:35 • Atualizada em 31/08/2022 às 8:43 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
A temporada 2013 está chegando ao fim e a dupla Ba-Vi está concentrada nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. O Bahia luta contra o rebaixamento, o Vitória briga por uma vaga na Libertadores. O foco é total, mas nem por isso os clubes deixam de olhar para o futuro. Em contato com o iBahia Esportes, os dirigentes dos dois maiores clubes do estado revelaram novidades para o próximo ano. No ano em que os atletas pedem mudanças no futebol brasileiro através do Bom Senso F.C. e o Atlético-PR deixou o estadual de lado para priorizar os torneios mais importantes, Bahia e Vitória refletem sobre a possibilidade de adotar medidas diferentes na preparação para 2014. Leia as principais notícias do Bahia Confiras as últimas novidades do Vitória Vice-presidente do Bahia, Valton Pessoa afirmou que ainda não dá para dizer o que será feito, mas gosta da ideia de colocar um time alternativo para disputar o Campeonato Baiano. "Isso passa pela minha cabeça, mas é algo que ainda vai ser discutido depois do Campeonato Brasileiro. Um planejamento serve para isso. Temos que fazer isso de uma forma que não prejudique o Esporte Clube Bahia. Por exemplo, se formos colocar um time jovem para jogar, tem que ser um time que possa garantir a classificação para as finais. Se nosso time não tiver condições para isso em 2014, vamos fazer um planejamento para adotar isso em 2015". O dirigente também falou que pode existir uma conversa com o Vitória para colocar a ideia em prática.
No Vitória, entretanto, o vice-presidente Carlos Falcão não acha ideal jogar o Campeonato Baiano com um time que não seja o principal, mas admite que a pré-temporada será distinta em 2014. "Primeiro, estamos próximo de um momento de eleição. Nada garante que as pessoas que aqui estão permanecerão. Por isso, como estamos em período eleitoral, a gente não pode garantir. Agora, temos algumas ideias que pensamos em discutir depois desse período. Entre elas, não de poupar, não poupar o time principal, mas de fazer uma pré-temporada mais cuidadosa e no final do ano ter maior aproveitamento dos atletas". Já leu a edição de novembro da revista Conectado? Está imperdível! Confira na íntegra O caso do Atlético-PR, vice-campeão da Copa do Brasil, e segundo colocado no Brasileirão, chamou a atenção de muitos clubes no país. Tanto que algumas federações estão preocupadas com o possível abandono em massa dos clubes de elite nos estaduais. Na Bahia, porém, a discussão é diferente, pois os grandes clubes não jogam a primeira fase do estadual, já que atuam na Copa do Nordeste, torneio visto como importante para os times da região.
Ednaldo: "a proposta do Bom Senso tem que ser analisada"
FBF - Presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues não acredita que os grandes clubes deixem o Baianão justamente pelo fato do regulamento diferente, adotado a partir deste ano. Bahia, Vitória e Vitória da Conquista, representantes do estado no Nordestão, vão entrar no Baiano somente em fevereiro. "Aquele tempo eu falava isso que o Bom Senso F.C. discute hoje. Os grandes clubes não querem disputar o estadual. A Federação foi pioneira e teve essa estratégia. Quando acabar o campeonato de 2014, já teremos finalizado os dois anos do regulamento. A proposta do Bom Senso acho que pede sete datas para o estadual. Cada federação tem o poder dela, mas a proposta do Bom Senso tem que ser analisada", opina Rodrigues. O dirigente também destaca que a tabela do Baianão casa com a da Copa do Nordeste. "Na segunda fase conseguimos fazer a conciliação das duas competições. Não tem jogos na mesma rodada, não tem necessidade de jogar com um tipo de equipe B. Agora, a Federação não intervém na escalação. Dentro da legalidade, o clube escala quem quiser. É o torcedor do clube que pode contestar se a equipe principal não joga".
Valton Pessoa, vice-presidente do Bahia: "a ideia de diminuir o calendário é boa para o jogador e também para o clube"
Ideias - Tudo ainda está no plano das ideias, mas ainda em dezembro as decisões serão tomadas. "No dia três de dezembro, teremos uma reunião com a comissão técnica para fazer o planejamento. O fruto dessa reunião será esse planejamento. O foco agora está muito na briga por uma vaga na Libertadores", explica Carlos Falcão. Valton Pessoa vê com bons olhos uma temporada mais enxuta. "Estou inteiramente alinhado com o Bom Senso F.C.. A ideia de diminuir o calendário é boa para o jogador e também para o clube. O jogador se contunde menos. Tem jogadores que às vezes se machucam e ficam meses sem jogar, mas recebendo normalmente. Se ele jogar menos, com certeza vai se machucar menos". Veja como está a classificação do Brasileirão 2013
Carlos Falcão pensa em "pré-temporada mais cuidadosa"
Atlético-PR - O caso do Atlético-PR chamou a atenção do país e o time paranaense vai repetir a fórmula em 2014, mas os dirigentes concordam que não é possível atrelar o bom desempenho do time ao fato dos atletas não terem jogado o estadual. "A mim não surpreendeu. Acho que não existe. Tem o Goiás, o próprio Vitória, o Botafogo... que jogaram o estadual e estão bem no Brasileiro. Somente o Atlético-PR fez isso", opina Falcão. "Não podemos afirmar com certeza que o Atlético-PR obteve esses bons resultados por causa disso. O Vitória, por exemplo, faz boa campanha e não fez isso", concorda Pessoa. A Copa do Nordeste começa no dia 19 de janeiro. O Vitória estreia diante do América-RN e o Bahia contra o CSA-AL. O torneio garante ao campeão uma vaga na Copa Sul-Americana.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Esportes