Brasil vai treinar em colégio de ensino médio na África


iBahiaFC – esportes@portalibahia.com.br*
Foto: Globo Esporte

fotoA comissão técnica do Brasil escolheu um colégio de ensino médio de Randburgo, em Joanesburgo, como a sede dos treinos da seleção durante a Copa do Mundo. É a Hoërskool Randburg, voltada para a classe média branca da África do Sul, que conta com uma ampla área esportiva.

A escola está a apenas 4 quilômetros do Hotel Fairway, onde a seleção ficará hospedada durante o Mundial, bem mais próxima do que a Universidade Wits, a indicação da Fifa que foi descartada pelo técnico Dunga.

De acordo com o globoesporte.com, ainda não há qualquer campo de futebol disponível, embora haja espaço suficiente para a construção de pelo menos dois. Fazer isso é relativamente simples. Basta melhorar um pouco o gramado e trocar as traves de rugby pelas de futebol.

Só que esta será, também, uma mudança de hábito para a escola. O próprio nome da Hoërskool Randburg, escrito em afrikaans (o idioma dos brancos sul-africanos descendentes de holandeses), já entrega sua ligação com o povo africâner – e, consequentemente, sua distância para os negros do país, apaixonados por futebol. O espaço por lá é reservado para o rugby, para o críquete e até para o pólo, há quadras de tênis, pista de atletismo, mas nada para o futebol.

“A diretora nos disse que ainda esta semana vai nos explicar o que precisa ser mudado no gramado”, disse um operário, enquanto trabalhava refazendo parte do piso próximo à recepção.

Outras obras já começaram na escola. Além dos campos, os vestiários e a piscina também serão reformados. Os alunos do colégio confirmaram que receberam uma carta da direção avisando que a Hoërskool Randburg será ocupada pela seleção brasileira durante a Copa. Por causa disso, eles entrarão de férias no fim de maio.

*Com informações do Globo Esporte