A Fifa anunciou ontem em Zurique, na Suíça, que sete cabeças de chave do sorteio da Copa do Mundo de 2014 serão definidos por meio do ranking deste mês da entidade. O oitavo é o Brasil, país-sede. Ou seja, os sete melhores colocados (que estiverem classificados) da listagem da Fifa no dia 17 de outubro, além do Brasil, serão os cabeças de chave do sorteio, dia 6 de dezembro, em Costa do Sauipe. Se fosse levado em conta o ranking da Fifa de setembro, Colômbia e Bélgica, hoje quinta e sexta colocadas do ranking, seriam cabeça de chave, mesmo que os belgas não vão à Copa desde 2002, e os colombianos desde 1998.
A Colômbia está em segundo nas Eliminatórias sul-americanas,e a Bélgica lidera o grupo A da europeia. No ranking atual, Uruguai é sétimo, Brasil oitavo. Espanha, Argentina, Alemanha e Itália, nesta ordem, são os quatro primeiros. Seleções tradicionais como França, Holanda e Inglaterra podem ajudar a formar os “grupos da morte”.
Entre as oito primeiras seleções,apenas Brasil, Argentina e Itália já se classificaram pra Copa. Ou seja, existe a possibilidade de seleções posicionadas atrás do top 8 herdarem a condição de cabeça de chave. Hoje, por exemplo, o Uruguai, quinto nas Eliminatórias, dependeria da repescagem para vir ao Mundial. As próximas rodadas serão nos dias 11 e 15.
A Fifa preferiu não usar o ranking de novembro como referência porque assim beneficiaria as seleções que disputarão a repescagem, no mesmo mês,e somarão pontos. Os outros potes do sorteio serão determinados por “critérios geográficos e esportivos”. Matéria original: Correio* Cabeças de chave da Copa vão sair do ranking da Fifa; bom para azarões
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade