Carlos Rátis tomou a frente do comando do Bahia há apenas 21 dias, mas já promoveu algumas mudanças significativas no clube. O interventor atendeu a um pedido antigo do torcedor e abriu as portas do clube para que os tricolores se tornassem sócios patrimoniais sem maiores dificuldades.
Antes do processo judicial, o clube já trabalhava com esta política de sócios patrimoniais, mas em outros moldes. Na 'gestão' de Rátis, o valor da joia (taxa de adesão) foi reduzido de R$ 300 para R$ 10 e uma campanha de associação em massa foi promovida. "Essa política de sócios é sensacional, deveria ser assim sempre", disse o interventor ao CORREIO.
Tanta ousadia, no entanto, assustou e deixou alguns torcedores com o "pé atrás". O surgimento dos rumores de que a redução do valor da taxa de adesão teria sido muito grande, o que poderia ser ilegal do ponto de vista judicial, no entanto, já foi negado pelo interventor, que faz questão de esclarecer que está agindo apoiado pela lei. "Hoje, a figura do interventor reúne todos os poderes, de todas as comissões. Isso (intervenção) é um estado de exceção, claro, mas o clube precisa funcionar, né? Juridicamente, isso não tem nenhum problema reduzir este valor. Nós tivemos esse cuidado de estarmos protegidos, agindo certo, na lei", tranquilizou.
Carlos Rátis conversa com Rafael Donato após triunfo diante do Goiás (Foto: Arena Fonte Nova) |
Os novos sócios do clube poderão assistir às assembleias, embora só possam participar e ter voz ativa na mudança do estatuto após cumprir uma carência de 12 meses. Além disso, apenas com o mesmo tempo de adesão, os tricolores terão direito a votar para presidente.
Os nomes dos candidatos à presidência ainda não foi divulgados oficialmente, já que as chapas só podem ser anunciadas após a realização da assembleia geral, mas Rátis mandou um recado para quem pretende ser um dos possíveis votados. "Não estou sabendo de nenhuma chapa, mas se o Marcelo (Guimarães Filho) ou qualquer outro quiser se candidatar, seria bom fazer isso logo que possível, porque as eleições serão em agosto e provavelmente antes do dia 25", avisou, ao ser informado que o presidente afastado anunciou que lançaria a sua chapa entre os dias 15 e 30 de agosto.
A informação de que Marcelo Guimarães Filho participaria de uma das chapas é da Rádio CBN. O presidente destituído ainda não se manifestou para informar se será o candidato à presidência ou se apenas irá compor a chapa a ser lançada.
Interventor "boa praça" - Além de promover mudanças aprovadas pela torcida do Bahia, Carlos Rátis também tem procurado se aproximar e estabelecer boa relação com atletas e comissão técnica do Tricolor. Após os confrontos do time baiano na Arena Fonte Nova, é comum encontrar o interventor no salão em que imprensa e jogadores transitam (zona mista).
No último domingo (28), após o jogo contra o Goiás, Rátis se dirigiu à porta dos vestiários para cumprimentar todos os atletas individualmente, além conversar rapidamente com o treinador Cristóvão Borges para parabenizá-lo pelo triunfo. O interventor também aproveitou para dar algumas entrevistas e esclarecer dúvidas sobre o processo de intervenção. Matéria original: Correio* Rátis garante estar apoiado pela lei e opina: "essa política de sócios é sensacional"
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade