icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPORTES

Chuva em Salvador não vai apagar a tocha; entenda

Tocha Olímpica vai fazer uma rota pela capital baiana num percurso que vai passar por trechos do Centro, Cidade Baixa e orla

foto autor

Redação iBahia

24/05/2016 às 9:26 • Atualizada em 28/08/2022 às 18:36 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Na manhã desta terça-feira (24) a tocha Olímpica vai fazer uma rota pela capital baiana num percurso que vai passar por trechos do Centro, Cidade Baixa e orla de Salvador. No entanto, com essa chuva...será que a tocha vai ficar acesa ou será que ela nunca apaga?
A chama da tocha é acesa no santuário de Olímpia, na Grécia. Mas não vai só para a tocha. Também é passada para um tipo de lampião, que tem combustível para queimar por 15 horas. Quando o gás está para acabar, uma lanterna igual é acesa com a mesma chama. No total, quatro desses lampiões entram no processo para carregar o fogo olímpico. E eles viajam o mundo todo para reacender a tocha. Ou melhor: as tochas, já que só desta vez foram produzidas cerca de 12 mil.
Entenda o mecanismo
A tocha é como um isqueiro: tem um combustível líquido e um sistema que o transforma em gás para a queima. Acesa num ritual na Grécia, chama é mantida segura dentro de uma lanterna com dois botijões. Para acender o fogo olímpico, é recriado um cenário que imita a cerimônia de início dos Jogos na Antiguidade. As atrizes vestidas de sacerdotisas põem um pouco de grama seca dentro da skaphia, uma espécie de panela com o interior espelhado.
Os espelhos concentram os raios do Sol e o calor faz a grama pegar fogo. Uma sacerdotisa encosta uma tocha com pavio - que imita as da Antiguidade - e acende a chama olímpica. Num outro templo, o estádio de Olímpia, a tocha de Pequim recebe o fogo simbólico para iniciar o revezamento.
O cartucho que contém propano líquido sob pressão vai encaixado dentro da tocha, e um tubo o conecta com o topo. Quando uma válvula é aberta, a pressão diminui e o propano sobe em forma de gás, alimentando a chama. Cada tocha tem propano suficiente para queimar por uns 15 minutos.
O curioso é que a chama olímpica é preservada numa lanterna e não na tocha que corre o risco de ser apagada durante o revezamento.É com o fogo da lanterna que as tochas são acesas. A lanterna possui dois cartuchos de propano conectados. Quando um termina, outro é acionado. Isso permite que eles sejam trocados sem o fogo apagar. A chama ainda fica protegida por uma portinhola de vidro, e viaja em segurança em carros e aviões. As informações são do Mundo Estranho e Comitê Olímpico Brasileiro.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Esportes