Com clubes de todos os estados, Nordestão 2015 começa nesta terça


Os 20 times participantes estão divididos em cinco grupos

Com a participação inédita dos nove estados da região, a Copa do Nordeste começa hoje. Ao todo, 20 times disputam a taça, que este ano terá nove anéis, fazendo referência a todos os estados participantes do torneio. O campeão, que será conhecido no dia 29 de abril, terá direito a uma vaga na Copa Sul-Americana. 

O dia da abertura do torneio tem apenas um jogo. Às 21h45, Botafogo-PB e River-PI se enfrentam em João Pessoa, em partida válida pelo Grupo D. Os representantes baianos – Bahia (Grupo E), Vitória (Grupo A) e Serrano (Grupo A) – só entram em campo a partir de amanhã. O tricolor recebe o Campinense, na Fonte Nova, às 19h, enquanto o rubro-negro vai até Aracaju, onde pega o Confiança, às 21h20. Já o Serrano, único representante do interior do estado e que está no mesmo grupo do Leão, estreia na quinta contra o América-RN, no Lomanto Júnior, em Conquista, às 19h.
O destaque da rodada de abertura da Copa do Nordeste está reservado para a capital cearense. Logo na estreia, Ceará e Fortaleza, ambos no Grupo D, se enfrentam e protagonizam o primeiro clássico da competição, amanhã, às 21h20, no Castelão.
O atual vencedor da competição é o Sport, que tinha o polêmico Neto Baiano no elenco em 2014. De volta ao Vitória, o vice-artilheiro da edição passada, com seis gols atrás de Magno Alves, do Ceará, com oito), está novamente como um dos favoritos ao título. Se depender do retrospecto do Leão na competição, ele tem grandes chances, já que o Vitória é o maior vencedor do regional, com cinco títulos. Em seguida vem o Sport, com três, e o Bahia, campeão duas vezes. Campinense e América ganharam uma. O torneio será transmitido pela TV Bahia e pelo Esporte Interativo.
Regulamento – Na fase de grupos, a primeira do torneio, os 20 clubes participantes são divididos em quatro grupos com cinco equipes cada. Os primeiros colocados de cada grupo mais os três melhores segundos colocados classificam-se às quartas de final, quando os confrontos serão definidos através de sorteio. A partir daí, é mata-mata até a entrega da taça.
Mascote e homenagem – Além de clubes de dois novos estados, a Copa do Nordeste 2015 terá outras novidades: o torneio estreia seu mascote, um cabrito que leva o nome de Zeca Brito. Já a bola segue como homenagem a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e se chama Asa Branca-II.

Correio24horas