O Vitória cumpriu seu objetivo e terminou a primeira fase do Baianão 2011 reinando absoluto. E o Leão não encontrou muitas dificuldades na última tarefa. Neste domingo (13), com show de Elkeson, os comandados de Antonio Lopes venceram o Colo Colo por 3 a 1, no estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. O atacante marcou os três e Celson descontou. De quebra, o Rubro-negro se vingou da derrota na estreia, no Barradão, e empurrou o Tigre para disputar o quadrangular da morte.
ASSISTA AOS GOLS E VEJA COMO FOI A PARTIDA NO LANCE A LANCE DO IBAHIA
Desfecho da primeira fase
O Vitória encerra a primeira fase do Bahia na liderança geral do torneio e do grupo 1, com 26 pontos, ataque mais positivo, ao lado do Atlético, maior número de vitórias e defesa menos vazada, ao lado do Bahia de Feira. Já o Colo Colo, que brigou até o último jogo pela classificação, foi ultrapassado por Bahia e Atlético e terminou a primera fase na quinta colocação, com 18 pontos - o Tigre se junta a Ipitanga, Fluminense e Juazeiro na briga contra o rebaixamento.
Classificaram-se para a próxima fase, no grupo 1, Bahia de Feira, Bahia, Vitória da Conquista e Atlético. No grupo 2, Vitória, Feirense, Serrano e Camaçari passaram à próxima fase, que tem início no próximo final de semana. Em busca do título, o Vitória começa enfrentando o Camaçari, no Armando Oliveira, enquanto o Colo Colo visita o Juazeiro. Os outros jogos são Atlético x Bahia de Feira, Vitória da Conquista x Bahia e Serrano x Feirense, nos grupos dos classificados, e Ipitanga x Fluminense, no grupo dos eliminados.
Começo arrasador do Leão
Parecia que o Leão, e não o Tigre, precisava vencer para se classificar. Antes de quatro minutos de jogo, o Vitória já vencia por 2 a 0, e com bobeiras da zaga adversário. Logo no primeiro minuto, Rodrigo saiu errado, Elkeson, que voltou a jogar na sua posição de origem, recebeu na grande área e tocou na saída do goleiro Braz. Aos quatro, na falha de marcação da zaga ilheense, completamente perdida, Elkeson saiu da marcação de três na grande área e colocou no ângulo, frustrando a torcida local e levando à loucura o técnico Zanata, do Colo Colo.
Com o bom início de jogo, o Vitória tirou o pé e deu espaços para o Colo Colo equilibrar o jogo. A primeira chance do Tigre aconteceu aos nove minutos, quando Gazinho arriscou de fora da área, a bola resvalou em Eduardo Neto e quase enganou o goleiro Douglas. Aos 20, já com o Colo Colo pressionando o adversário, Reivan girou dentro da área e chutou colocado, mas o arqueiro do Leão estava atento.
Apesar da insistência do time da casa, o Leão também tinha espaços e aproveitou para contra-atacar. Aos 29, Nino Paraíba arriscou de fora da área e quase marcou o terceiro, que veio dois minutos depois, quando Narciso derrubou Elkeson na grande área. Inspirado, ele mesmo foi para cobrança e deslocou o goleiro Braz, marcando seu quarto gol na competição e tornando-se artilheiro do Vitória no Baianão 2011.
Se com dois era difícil, o terceiro gol desnorteou o Colo Colo, que partiu para o ataque desordenadamente. Aos 42, Matheus perdeu a melhor chance da equipe ilheense. Lançado no ataque, ele ficou de cara com o goleiro Douglas, driblou para o lado esquerdo, mas não alcançou. Aos 44, Gazinho cruzou da esquerda e Nem, livre no segundo pau, não chegou a tempo.
Colo Colo tenta, mas só marca um
Irritado com os erros do Colo Colo no primeiro tempo, o técnico Zanata resolveu promover as três mudanças ainda no intervalo. O Tigre ganhou mais volume de jogo e passou a incomodar mais a defesa rubro-negra. Aos 11, Douglas saiu mal em cobrança de escanteio, Eduardo meteu a cabeça e Alison salvou o que seria o primeiro gol ilheense na linha do gol. O Vitória reagiu. Com espaços para contra-atacar, Nikão invadiu a área aos 14 minutos, mas pegou mal no chute e isolou. Aos 16, o meia rubro-negra colocou no canto, mas Braz fez grande defesa.
Enquanto o Colo Colo pressionava e via a classificação escorrer por entre os dedos por conta do triunfo parcial do Atlético sobre o Ipitanga, o Leão marcava bem atrás e saía rápido nos contragolpes. Aos 28 e aos 30, Elkeson perdeu duas ótimas chances de marcar. Na primeira, tirou tinta da trave em chute da entrada da área. Na segunda, cara a cara com Braz, mandou pela linha de fundo.
Aos 33, Nino Paraíba disparou pela direita, driblou dois jogadores, mas chutou por cima do gol. Do outro lado, de tanto insistir, o Colo Colo marcou o seu de honra. Aos 36 minutos, depois de cruzamento de Gazinho da direita, Celson escorou de cabeça. A bola ainda bateu em Alison antes de morrer nas redes do gol de Douglas, que nada pode fazer. O Tigre havia chegado no limite e não teve mais fôlego para o segundo. Já o Vitória quase marcou o quarto aos 41, mas Leo isolou de frente para o goleiro Braz.
Colo Colo 1 x 3 Vitória - 12ª rodada do Campeonato Baiano 2011
Data: 13/03/2011
Local: Estádio Mário Pessoa
Árbitro: Manoel Lopo Garrido
Assistentes: Belmiro da Silva e José Carlos Oliveira
Colo Colo: Braz; Gazinho, Alex, Rodrigo e Reivan; Eduardo, Fredson, Narciso (Kleiton) e Madson (Hugo); Matheus (Celson) e Nem. Técnico - Zanata.
Vitória: Douglas; Nino Paraíba, Alison, Léo Fortunato e Eduardo Neto (Leo); Esdras, Duylio, Mineiro (Bida) e Nikão (Uelliton); Elkeson e Neto Baiano. Técnico - Antonio Lopes.
Outros resultados da rodada
Bahia 1 x 0 Serrano
Atlético 2 x 0 Ipitanga
Bahia de Feira 1 x 1 Feirense
Vitória da Conquista 2 x 2 Fluminense
Juazeiro 1 x 1 Camaçari
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!