A dupla brasileira de vôlei de praia Arthur e Evandro, enfrenta na tarde deste domingo (4), a dupla do holandês Steven van de Velde, que vem causando polêmica nos Jogos Olímpicos de Paris por ser condenado por estupro.
O atleta holandês foi condenado em 2016 por fazer sexo com uma menina de 12 anos, na Inglaterra. O caso retornou à mídia no último mês, quando ele conseguiu se classificar para as Olimpíadas como integrante da dupla holandesa, uma das duas melhores do país no circuito de vôlei de praia.
Leia mais:
Steven van de Velde conheceu a estudante de 12 anos pela internet em 2014, quando tinha 19 anos. Segundo a condenação, ele viajou até o Reino Unido e forçou a menina a ter relações sexuais com ele.
"Ela descreve que conheceu Steven van de Velde no Facebook, eles falavam regularmente sobre isso e ela a fazia 'se sentir especial'. Ela certamente deixou claro que era sete anos mais nova que ele. Esse relacionamento nas mídias sociais estava ocorrendo ao longo de um período de tempo", descreveu a promotora do caso na época.
Van de Velde foi condenado em março de 2016 e cumpriu um ano de pena no Reino Unido, o que fez com que ficasse de fora dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Ele voltou a competir em 2017, depois que voltou à Holanda e teve a pena reajustada.
Desde que começou a competir na Olimpíadas de Paris, fazendo dupla com Matthew Immers, o atleta vem sendo alvo e críticas e vaias por parte do público.
Por que atleta pôde competir na Olimpíada de Paris?
Apesar as críticas, segundo a Federação Internacional de Vôlei não foi possível impedir a participação do atleta, já que ele se classificou e forma regular.
No entanto, o atleta está afastado de outros atletas e não está hospedado na Vila Olímpica. Além disso, ele não tem contato com outros membros da delegação holandesa e não concederá nenhuma entrevista durante os Jogos.