icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPORTES

Contratado para ser o 10, Aguiar atuava como volante no Uruguai

Segundo o presidente do Leão, clube busca jogadores que possam desempenhar diferentes funções em campo

foto autor

16/07/2014 às 16:23 • Atualizada em 29/08/2022 às 11:32 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Anunciado como novo reforço do Vitória, o uruguaio Luís Aguiar chega ao Leão para ser o camisa 10 rubro-negro. Pelo menos é o que garante a diretoria do clube. Porém, não é isso que pode ser observado nas últimas temporadas de Aguiar. Atuando pelo Peñarol, seu último clube, o jogador desempenhava um papel de volante, sendo sempre escalado atrás da linha do meio-campo pelo técnico Jorge Fossati. Seja no esquema 3-4-1-2, ou no 4-3-1-2, utilizado na Copa Libertadores. A utilização do jogador como segundo homem de marcação não é exclusividade de Fossati. Sob o comando do técnico Diego Aguirre, em 2011, Luís exercia a mesma função. O posicionamento do uruguaio pode ser observado no desenho tático do Peñarol durante a final da Copa Libertadores de 2011, contra o Santos. Durante a apresentação, Aguiar falou como deve atuar no Leão.
Camisa 14, Aguiar tinha a função de barrar as jogadas de Ganso durante a final da Libertadores de 2011
"Acompanho o camisa 5 e saio para jogar. Estava em pré-temporada lá (Peñarol) e surgiu o contato do Vitória. Estou feliz, pois todo mundo sonha em jogar no Brasil e agora tenho essa chance”, explicou o uruguaio. Questionado sobre a contratação na semana passada, o técnico Jorginho avaliou como positiva a vinda do jogador para a Toca do Leão, mas admitiu que o acerto foi feito baseado em vídeos e lance de Luís Aguiar. Jorginho classificou a contratação como uma aposta. "Vimos alguns vídeos dele jogando, alguns momentos dele, mas vê-lo jogar ao vivo, não. Até porque eu acho que é muito difícil ver ao vivo, porque não dá para viajar para o Uruguai e ficar vendo jogos lá. Qualquer contratação, seja ela qual for, é uma aposta, você não tem ideia quando a pessoa chega aqui, o que ela pode fazer", afirmou o treinador.
Dupla função - Em conversa com o iBahia Esportes, o presidente do Vitória, Carlos Falcão, afirmou que Luís chega para ser o armador da equipe, mas que no decorrer do jogo pode ser recuado para atuar ao lado do também meia Marcinho, contratado no período de intertemporada. "Ele (Aguiar) é um meia armador que a depender do jogo, e aí fica por conta do treinador, e não da diretoria, o treinador pode optar em jogar com o Marcinho mais adiantado e ele mais recuado. Ele é o bom problema do técnico", explicou Falcão.
"Ele é um jogador que chega bem, avaliamos por muito tempo, nós precisamos de jogadores com características diferentes das que nós já temos, que a depender do desenrolar da partida ele, o treinador, possa optar por utilizar ele em funções diferentes. A gente tem sempre buscado trazer jogadores multifuncionais, como o Richarlyson, Escudero, Juan, Luiz Gustavo, jogadores que, dentro da mesma partida, podem variar a função", concluiu o dirigente.
Apesar de atuar como segundo volante, Luís Aguiar foi o vice artilheiro do Peñarol no último campeonato uruguaio. O jogador marcou nove gols em 27 partidas. Dois a menos que Jonathan Rodríguez, que anotou 11 tentos com a camisa carbonera. *Sob orientação do repórter Hailton Andrade

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Esportes