Desde 2010, o futebol baiano não levanta o taça da Copa do Nordeste. Em 2017, terá três chances de voltar a ser campeão, com o Bahia, Vitória e Juazeirense. Os representantes baianos estão em grupos diferentes, com mais quatro adversários cada. O primeiro de cada grupo e os três melhores segundos se classificam para fase mata-mata.
Na primeira rodada, os três times entram em campo nesta quinta-feira (26). O Vitória é o primeiro, às 19h (horário de Salvador). O Rubro-Negro enfrenta o Sergipe, no Barradão. O Juazeirense recebe o River do Piauí, às 20h30, no Lindolfo Monteiro. Já o Bahia viaja até Fortaleza para jogar contra o Fortaleza, às 21h30, no Castelão.
Bahia
Por dois anos seguidos, o Bahia praticamente bateu na trave na Copa do Nordeste. Em 2015, o Tricolor chegou à final contra o Ceará, mas não conseguiu ganhar tanto na Fonte Nova quanto fora de casa e ficou com o vice-campeonato. Em 2016, tudo ia bem, o Bahia não havia perdido uma partida sequer, mas foi eliminado na semifinal pelo Santa Cruz.
Em 2017, a missão é, enfim, levantar a taça. A diretoria tricolor já avisou que a Copa do Nordeste é a prioridade no primeiro semestre. Inclusive, o técnico Guto Ferreira fará um sistema de rodízio com os jogadores. No torneio regional joga o time considerado titular e, no Baiano, pelo menos na primeira fase, o time alternativo.
Para a estreia contra o Fortaleza, Bahia vai entrar em campo com a seguinte escalação: Jean; Eduardo, Tiago, Jackson e Armero; Juninho e Renê Júnior; Zé Rafael, Régis e Allione; Hernane. Guto Ferreiran não poderá contar com Edigar Junior lesionado, além de Feijão e Yuri. Renato Cajá ficou em Salvador para aprimorar a parte física e jogar no domingo, pelo Baiano, assim como outros contratos - Edson e Wellington Silva, por exemplo.
No grupo do Bahia, o grupo B, além dos dois Tricolores, estão Altos e Moto Club. Na segunda rodada, o Tricolor enfrenta, em casa, o Moto Club, no dia 4 de fevereiro. Em seguida, joga fora de casa contra o Altos. As três outras rodadas são de 'returno' e os times se enfrentam novamente.
Vitória
Depois de ficar de fora da Copa do Nordeste 2016, o Vitória vem com tudo para a edição de 2017. O que mostra isso são as contratações feitas pela nova diretoria rubro-negra - que assumiu no final do ano passado. O Leão se reforçou com nomes de peso, como Dátalo, Cleiton Xavier, Pisculichi e Paulinho.
Dos novos contratos, Paulinho, Gabriel Xavier, Fred, Alan Costa, Uillian Correia, Geferson, Pineda, Pisculichi e Salino já tiveram os nomes registrados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e podem estrear contra o Sergipe, no Barradão, às 19h.
No Grupo E, depois do Sergipe o Leão enfrenta o Botafogo da Paraíba, no próximo dia 5, fora de casa, e o América-RN, no Barradão, no próximo dia 11.
Os favoritos
Se formos analisar o momento de cada time, é compreensível colocar os times que estão na Série A como favoritos na disputa pelo título da Copa do Nordeste. Então, além do Bahia e Vitória, o Sport é um dos grandes. No entanto, o favoritismo, tanto da dupla Ba-Vi quanto do Rubro-Negro pernambucano pode não ser justificada dentro de campo. A Campinense ano passado ficou em segundo lugar, por exemplo.
Além dos favoritos já citados, times como Fortaleza, Náutico e Santa Cruz não podem ser menosprezados, assim como o próprio Campinense, o América-RN e o ABC.
Mudanças
Com a retirada de duas vagas do Brasil para a Copa Sul-Americana por parte da Conmebol, o vencedor da Copa do Nordeste não conseguirá mais uma vaga para o torneio continental. Em compensação, o campeão entrará direto nas oitas de final da Copa do Brasil. É o que aconteceu com o Santa Cruz, campeão de 2016.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade