Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
Saiba como

Corinthians pode ser punido por gritos homofóbicos da torcida

Caso aconteceu durante clássico com o São Paulo pelo Brasileirão, na noite de domingo (14)

Redação iBahia • 15/05/2023 às 20:08 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Corinthians pode ser punido por gritos homofóbicos da torcida
Foto: Reprodução

O Corinthians vai ser denunciado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), após a torcida entoar um canto homofóbido durante o clássico com o São Paulo, no último domingo (14), na Neo Química Arena.

De acordo com o Estadão, o clube corre o risco de perder pontos no Brasileirão. A possível punição consta no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), em casos de discriminação praticada por um grande número de pessoas ligadas a uma mesma entidade desportiva. Além disso, há punições similares no novo Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF, que promete sanções ainda mais severas.

Leia mais:

Parte dos torcedores do clube que estavam no estádio cantaram, aos 18 minutos do clássico: "Vamos! Vamos, Corinthians! Dessas bichas teremos que ganhar". O grito é cantado frequentemente n estádio alvinegro, mas com a frase "esse jogo teremos que ganhar".

Ao ouvir o canto ofensivo, o árbitro da partida, Bruno Arleu de Araújo paralisou o jogo. O próprio clube exibiu no telão da Arena ma mensagem para que a torcida parasse de cantar.

"Atenção. É proibido emitir cantos discriminatórios, racistas, homofóbicos ou xenófobos", dizia o alerta.

O episódio foi relatado por Araújo na súmula da partida.

"Informo que, aos 18 minutos do segundo tempo, paralisei a partida por 2 minutos devido a gritos homofóbicos da torcida: 'Vamos, Corinthians, dessas bichas teremos que ganhar'. Sendo informado no som e no telão do estádio para que os gritos cessassem, mesmo assim a torcida continuou, gritando efusivamente, e, após os gritos cessarem, a partida foi reiniciada. Fato esse comunicado ao delegado da partida e ao chefe do policiamento", relatou o árbitro.

A oficialização da denúncia e data do julgamento ainda serão definidas, mas o Corinthians deve ser enquadrado no artigo do CBJD, que versa sobre punições por "praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência".

É previsto a punição com uma multa de e até R$ 100 mil e "perda do número de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente". Ou seja, apesar de ter empatado, o clube pode perder três pontos. Em caso de reincidência, a pena dobra.

Em 2022, o Corinthians foi punido, em maio, pelo mesmo motivo após clássico com o São Paulo. O clube pagou uma multa de R$ 40 mil, com metade do valor destinado a instituições de caridade.

Em nota, o Corinthians se manifestou e condenou o comportamento dos torcedores.

"O Corinthians volta a repudiar veementemente os cantos homofóbicos relatados na súmula do jogo deste domingo (14/5). Como sempre, o clube alerta continuamente sua torcida, por meio de suas redes sociais e do sistema de som e de telões da Neo Química Arena, com esclarecimentos aos torcedores quanto a ilegalidade dessas condutas. E mais uma vez insistimos com nossa Fiel Torcida para que cessem com atos como esses em nossa arena", diz o texto.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes