|
---|
Xavier aponta o Bahia como favorito ao título em 2012 |
Falta pouco para o Itabuna finalizar a preparação para disputa do Baianão 2012. A contratação de uma meia é a única necessidade do elenco antes do campeonato começar. De volta à elite após amargar um ano na divisão de acesso, o Dragão do Sul não pensa pequeno. Segundo o presidente Ricardo Xavier, mirar o título não é nenhum absurdo. Assim como em 2011, o dirigente aposta em um time com a essência jovem e se mostra otimista. Nesta terça-feira (10), o
iBahia Esportes conversou com Ricardo Xavier, na sequência de entrevistas com os 'chefões' dos 12 clubes participantes da competição. O Itabuna estreia no estadual na quarta-feira da semana que vem, dia 18, contra o Serrano, no estádio Luiz Viana Filho, às 20h30. O presidente aposta aposta em triunfo, já que jogará em casa no primeiro confronto do certame estadual. Confira o bate-papo.
Nessa volta à elite do campeonato, qual o objetivo do Itabuna? O objetivo principal do Itabuna, e acho que devem pensar assim todos os clubes do interior, é o título de campeão. Para nossa cidade seria um título inédito, já que o Itabuna nunca foi campeão na sua história. Porém, os clubes do interior sabem a diferença de orçamento e estrutura do Bahia e do Vitória. Mas temos exemplos e esses exemplos podem ser seguidos, como foi o caso do Colo Colo (campeão de 2006) e agora recentemente do Bahia de Feira (campeão de 2011). Então o Itabuna tem o objetivo de ser campeão. Evidentemente que se a gente se classificar para Copa do Brasil e Copa do Nordeste também já será uma vitória, assim como para qualquer time do interior.
O Itabuna está pronto para começar o Baianão ou ainda faltam algumas contratações? Temos praticamente 100% do plantel. Nós estamos buscando ainda um meia, já que temos três meias, mas a concepção do formato do time foi uma concepção de força, principalmente porque é um campeonato que você joga, pelo menos nos 30 primeiros dias, nove partidas. Então nós buscamos contratar dois jogadores com um nível parecido para a mesma posição. Nós temos essa concepção, pois é um campeonato que vai exigir muita preparação física, já que você joga dia de quarta e no final de semana, com distâncias longas em função da geografia da Bahia. E nesse sentido, o plantel nosso ainda cabe um meia. Queremos iniciar o campeonato com quatro meias.
Algum nome em vista? Estamos à procura, já que temos o Vitor, o Túlio e o Wencley, podemos até buscar este quarto meia nas divisões de base de algum time de Minas Gerais, já que estamos em contato com o Cruzeiro, como também estamos em contato com o Atlético-PR. De forma que eu creio que antes do início do campeonato a gente possa anunciar mais uma contratação e aí sim encerrar esse período de contratações.
Ano passado, na divisão de acesso, o clube apostou muito na juventude. Este ano a fórmula se repete? A fórmula se repete, porém, com mais preocupação e cuidado, pois o nível do Campeonato Baiano tem melhorado muito e a primeira divisão tem um nível melhor do que a segunda. Mas sem dúvida nenhuma a força nossa está na juventude. Porém, tivemos o cuidado de contratar alguns jogadores mais experientes, como o caso de Ricardo, nosso zagueiro, o volante Cláudio, o lateral Wescley, que todos já conhecem, e Juca, que foi vice-artilheiro do Campeonato Baiano de 2008 atuando pelo Itabuna. Mas com certeza a força vai estar na juventude.
Bahia e Vitória são os favoritos ao título? Favorito, pelo que se desenha, teoricamente, é o Bahia. Mas pode ter certeza que o Itabuna vai brigar com muita dignidade, com muita determinação e muita humildade.
Aposta algum palpite para estreia em casa? Itabuna dois, Serrano zero.