Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
ESPORTES

Dupla garante medalha de ouro para o Brasil no Mundial de Vela

Depois de uma largada ruim, as brasileiras fizeram uma prova de recuperação e, na última volta, ultrapassaram as adversárias

• 22/09/2014 às 8:43 • Atualizada em 01/09/2022 às 20:09 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
As velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze, ambas de apenas 23 anos, conquistaram o Mundial de Vela de Santander, na Espanha, pela classe 49erFX. O título coroou a ótima temporada da dupla e foi a única medalha do país na competição. A prata ficou com as dinamarquesas Ida Marie Nielsen e Marie Olsen e o bronze com as italianas Giulia Conti e Francesca Clapcich.
Com dois pontos de desvantagem para as dinamarquesas, Martine e Kahena precisavam ficar na frente das rivais na medal race, disputada ontem, para conseguir o ouro. Foi o que aconteceu, e com bastante emoção. Depois de uma largada ruim, as brasileiras fizeram uma prova de recuperação e, na última volta, ultrapassaram as adversárias.
“É maravilhoso! Estamos muito felizes. Foi difícil, pois o vento estava bastante rondado, mas sabíamos tudo o que estávamos fazendo”, vibrou Martine, que é filha do iatista Torben Grael, dono de cinco medalhas olímpicas e cinco vezes campeão mundial.
“Foi muito bom disputar esta regata com tanta gente torcendo por nós. Foi emocionante”, contou Kahena. O Mundial, realizado na baía de Santander, definiu 50% das vagas para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio, mas o Brasil, por ser o país-sede, já tem vaga garantida em todas as dez classes olímpicas.
A classe 49erFX foi oficializada pela Federação Internacional de Vela (ISAF) no final de 2012, mas a parceria vem de longa data. Elas foram campeãs mundiais júnior da classe 420 em 2009. Em 2013, já na classe 49erFX, as brasileiras foram vice-campeãs mundiais.
Neste ano, este é o sexto título da dupla, que lidera o ranking mundial. Elas venceram as etapas de Hyères e Mallorca da Copa do Mundo de Vela da ISAF, a Semana Olímpica de Garda Trentino, a Copa Brasil de Vela e o Aquece Rio, evento-teste para os Jogos Olímpicos de 2016.
A medalha de Martine e Kahena foi a única do Brasil no Mundial. Além delas, apenas Robert Scheidt, quinto lugar na classe Laser, ficou entre os dez primeiros colocados. Matéria original: Jornal Correio* Dupla brasileira ganha ouro e garante a única medalha do país em Mundial de Vela

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes