O primeiro triunfo do Bahia no Campeonato Brasileiro foi marcado pela força coletiva. Os comandados do mister Renato Paiva marcaram um bonito gol em finalização do meia Thaciano e souberam neutralizar as principais jogadas do Vasco, que tentou, mas achou poucos espaços na defesa tricolor.
O Bahia mostrou, desde o início do jogo, concentração para fazer uma boa apresentação em São Januário. A velocidade foi a primeira aposta do Tricolor, que por pouco não surtiu efeito ainda no início da partida.
Leia também:
Jacaré, um dos destaques do time na temporada, parou na boa defesa de Léo Jardim, que espalmou a bola na trave. Ainda no primeiro tempo o gol do Bahia saiu, também em contra-ataque, mas dessa vez com a finalização certeira de Thaciano.
O gol que decidiu o jogo mostrou que a aposta na entrada do meio-campista no lugar do volante Yago valeu a pena. No lance, velocidade, persistência e talento individual.
Quem imaginou que ao pular na frente do placar, o Bahia se fecharia e tomaria pressão do Vasco, se enganou. O Esquadrão soube neutralizar Alex Teixeira, Gabriel Pec e Pedro Raul. Assim, pouco foi ameaçado.
“Fomos muito competentes com e sem bola. Fizemos um jogo muito competente. Não deixamos de trabalhar a bola”, analisou o técnico Renato Paiva durante a coletiva pós-jogo.
A estratégia de ser incisivo no contra-ataque seguiu de pé, mas no segundo tempo foi alternada com a do controle da posse de bola. A defesa que antes sofreu quatro gols nos dois primeiros jogos do Brasileirão se mostrou segura e o time não sofreu riscos.
Ainda daria para os torcedores tricolores comemorarem mais que um gol em São Januário se não fosse a falta de eficiência na pontaria. Apesar de jogar fora de casa, o Bahia criou diversas oportunidades de ampliar o placar na etapa final, quando o Vasco se expôs mais na partida.
O duelo terminou com 15 finalizações para os mandantes e 13 para os visitantes, segundo dados dos Scouts Globo.
“Fomos diretos quando precisamos, só lamento a eficácia mais uma vez. Poderíamos ter ganho por mais gols, mas de fato tenho um orgulho enorme dessa equipe. Sabemos o que estamos fazendo e vamos continuar trabalhando”, pontuou o treinador do Bahia.
Arthur Sales, que entrou no segundo tempo, perdeu chance clara no final da partida, cara a cara com o goleiro. Outro que entrou na segunda etapa e por pouco marcou foi o volante Diego Rosa, que obrigou Léo Jardim a se esticar para evitar o segundo gol do Tricolor.
De longe a atuação mais segura do time no Brasileirão, que também serviu para tirar o clube da zona de rebaixamento. O triunfo também pode trazer confiança para o confronto contra o Coritiba, no próximo domingo (7), na Arena Fonte Nova.
João Souza / Grito Baiano
João Souza / Grito Baiano
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!