Emerson Ferretti, ex-goleiro e ídolo tricolor, tomará posse da presidência da Associação do Bahia no dia 18 de dezembro. Segundo informações do GE Bahia, a cerimônia será realizada na Arena Fonte Nova, às 19h (horário de Brasília).
Os eleitos para o Conselho Deliberativo do triênio 2024-2026 também serão empossados. Emerson é o primeiro gay a assumir a presidência de um time no Brasil, de acordo com o Coletivo de torcidas LGBTQIAPN+. Ele teve 1.089 votos.
Leia também:
Em entrevista recente ao ge, ele deixou claro que a eleição no Bahia aconteceu por outros motivos, mas não deixa de ser um marco.
"Em primeiro lugar, a minha eleição não foi por isso. A minha eleição foi porque eu me qualifiquei, me preparei para estar na presidência. O fato de ser gay vem junto, mas não como principal. Não deixa de ser um marco no futebol brasileiro", disse.
Com o Grupo City à frente do futebol do Bahia, o ex-goleiro tem como responsabilidade criar novas formas de aproximação do sócio, aumentar a receita, além de investir em esportes olímpicos.
Emerson Ferretti tem 52 anos e é gaúcho. Ele, inclusive, começou a carreira nas categorias de base do Grêmio e também jogou por Flamengo, América-RJ, América-RN, Ituano, Bragantino e Juventude antes de chegar ao Tricolor. Pela equipe baiana, atuou entre 2000 e 2005, foi destaque, e teve como principais conquistas o bicampeonato do Nordeste, em 2001 e 2002. No último ano de sua carreira, atuou pelo Vitória.
Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!