iBahiaFC, com informações do Globoesporte.com
[email protected]
Após muita batalha nos bastidores, Fábio Koff, ex-presidente do Grêmio, e Kleber Leite, ex-presidente do Flamengo, disputam a presidência do Clube dos 13 nesta segunda-feira, a partir das 14h, na sede da entidade, em São Paulo. A eleição é direta, com a participação dos 20 clubes da entidade, fundada em 1987 para unir os maiores clubes brasileiros. O voto é aberto, e cada um dos representantes dos clubes vai ter de manifestar publicamente a preferência por um dos candidatos.
O vencedor vai comandar o Clube dos 13 pelos próximos três anos. Para vencer, Kleber Leite precisa de, no mínimo, 11 votos. Isso porque, se acontecer o empate - dez votos para cada lado -, Koff seria eleito. Pelo estatuto da entidade, o candidato mais velho ganharia o pleito.
Fábio Koff tenta o sexto mandato. O dirigente assumiu a entidade em 1996 e tem sido reeleito por unanimidade. Mas agora enfrenta um forte candidato de oposição: Kleber Leite, que tem o apoio do presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Tem tudo para ser a mais disputada eleição da história do Clube dos 13.
Em uma manobra política, Fábio Koff antecipou o pleito. Marcado inicialmente para novembro, a eleição veio para abril. Nos bastidores, se comenta que a mudança foi uma cartada para não dar tempo a Kleber Leite sair em campanha e tentar ganhar novos apoios.
Fábio Koff garante ter 12 votos garantidos para a eleição. Entre os que apoiam publicamente o atual presidente estão o São Paulo (com Juvenal Juvêncio), o Internacional (com Vitorio Piffero), o Grêmio (com Duda Kroeff), o Sport (com Sílvio Guimarães), o Atlético-PR (com Marcos Malucelli) e o Atlético-MG (com Alexandre Kalil). O Flamengo, de Patrícia Amorim, e o Palmeiras, de Luiz Gonzaga Belluzzo, também anunciaram apoio a Fábio Koff, mas passaram a sofrer forte pressão nos últimos dias para mudar de lado.
Kléber Leite, que confia em uma vitória no limite com 11 votos, tem o apoio declarado do Corinthians (com Andrés Sanchez), o Vasco (com Roberto Dinamite), do Cruzeiro (Zezé Perrella), do Botafogo (com Maurício Assumpção), do Coritiba (com Jair Cirino) e do Goiás (com Syd de Oliveira).
Fluminense, Santos, Guarani, Bahia, Portuguesa, Vitória, não declararam explicitamente suas escolhas para a eleição. Nos bastidores, as informações são de que dirigentes da dupla BaVi devem fechar com Fábio Koff.
Leia mais
Dunga diz que Hulk, ex-Vitória, é candidato para disputar vaga na Copa do Mundo
Ex-Bahia e Vitória, Vadão não é mais o técnico do Guarani
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!