Dudu Cearense tem 26 anos e defende o Olympiacos da Grécia desde agosto do ano passado. Campeão das duas principais competições nacionais na temporada 2008/2009, Dudu curte as férias ao lado da família no Brasil. O volante revelado nas divisões de base do Rubro-negro baiano passou por Salvador e foi ao Barradão, assistir Vitória x Sport, em seguida, viajou para Fortaleza, onde visita a família e ainda volta a Salvador para rever amigos. Natural da capitaldo Ceará, ele diz estar na melhor fase da carreira e sonha com retorno a Seleção Brasileira. Ainda no Ceará, Dudu Cearense falou com o iBahia Futebol Clube por telefone.
iBahia Futebol Clube - Dudu, você foi decisivo nas últimas conquistas do Olympiacos (Campeonato Grego e Copa da Grécia). Como você avalia o futebol grego?
Dudu Cearense - Os times gregos contrataram grandes jogadores nos últimos tempos e o nível técnico aumentou. Claro que não tem a visibilidade de países como Espanha, Itália e Inglaterra, mas está crescendo a cada ano. É um futebol competitivo. Espero que na próxima temporada possa a ser ainda melhor e um dia se torne uma potência como em outras nações.
iBahia F. C. - O futebol grego não tem, como você falou, o reconhecimento que outros países da Europa detém. Mas a gente conhece bem a fama das torcidas. São fanáticos mesmo?
Dudu Cearense - Olha, vou te dizer uma coisa, eu nunca vi, em lugar nenhum por onde passei, um fanatismo como o dos torcedores gregos. Só para você ter uma ideia, são 15 jornais diários cobrindo os campeonatos de futebol, três jornais só falando do Olympiacos e três falando do Panathinaikos. É loucura. Eu nunca vi tanta paixão e carinho. Pena que não tem o glamour de campeonatos como da Espanha e de outros países, mas se pudessem olhar um pouco mais para Grécia, veriam que há um bom futebol por lá.
iBahia F. C. - Qual o brasileiro mais adorado no país?
Dudu Cearense - O Giovanni é rei na Grécia. Ele tem uma fama muito grande, fez história. Passou cinco anos no Olympiacos e conquistou todos os títulos que disputou. Dizem que ele é o cara lá.
iBahia F. C. - Dudu, você já defendeu clubes de vários países. Surgiu no Brasil, passou por Japão, França, Rússia e agora está na Grécia. É uma bagagem e tanto, fora as competições internacionais que você disputou pelas seleções de base e principal. Como é que você lida com a adaptação em diferentes culturas?
Dudu Cearense - Para mim, é uma riqueza muito grande. Conhecimento, na vida, é uma algo que ninguém tira. Então, para nós jogadores que aproveitamos as viagens para procurar saber da história de cada país, é interessante. É como se fosse um bônus na carreira.
iBahia F. C. - Tantas experiências, mas você é jovem, tá com 26 anos. E a Seleção Brasileira? Você era nome certo nas primeiras convocações de Dunga, mas de repente não foi mais chamado. Ainda sonha com a camisa amarela?
Dudu Cearense - Seleção é sempre o auge de qualquer jogador, é o sonho de qualquer um. Continuo com o sonho de ir para uma Copa do Mundo. Eu voltarei, certo?! Sou paciente. Claro que há competitividade dentro do grupo, por ter excelentes jogadores. Então, ir para seleção não é fácil. Tive uma lesão antes da Copa América de 2007 que acabou me atrapalhando um pouco a minha volta e, como falei, eu estou num país que não é tão visível. Agora, é paciência e trabalho. Sei que Dunga tem informações sobre mim.
iBahia F. C. – Mas a concorrência é grande, tem Hernanes, Ramires, Lucas, Gilberto Silva, Josué e muitos outros...
Dudu Cearense – É, hoje é por opção dele (Dunga) também. Acho que se tiver um pouco mais de carinho quando olhar a Grécia... Este ano vamos disputar a Liga dos Campeões e com fé em Deus, classificando para chave de grupos, a visibilidade será muito maior. Trabalhando com empenho e não desistindo, acho que voltarei. A concorrência é enorme, mas eu sei que meu espaço está lá.
iBahia F. C. - Hoje é o seu objetivo na carreira...
Dudu Cearense - É um dos meus objetivos. Eu quero crescer mais ainda. Quero buscar meu auge, meu limite.
iBahia F. C. - Inclusive, você foi sondado pela Juventus da Itália recentemente. E ai, não houve proposta?
Dudu Cearense - A Juventus estava de olho em mim, gostaram do meu futebol e tal. Teve o interesse. Meu contrato era até 2011 com o Olympiacos e acabaram renovando comigo até 2013, para bloquear minha saída. Mas eu não sei, acho que pode haver uma oportunidade no futuro. Estou muito feliz na Grécia. Se eu tiver a oportunidade de sair para um grande clube como a Juventus, vamos discutir essa situação com calma, sem pressa. Eu estou na melhor fase da minha carreira.
iBahia F. C. - Você acabou de renovar, mas a janela de transferências para clubes europeus ainda vai se abrir. Ainda é possível ver Dudu em outro clube, mesmo após a renovação?
Dudu Cearense - Isso não impede a minha saída, mas eu não estou pensando em sair agora. Estou tranquilo, muito feliz, quem sabe no futuro. Não quero sair por agora, preciso me concentrar no Olympiacos. Quem sabe daqui a um ou dois anos, mas tudo pode acontece no meio do futebol, né?! Quem sabe, nessa janela que abre agora, eu possa sair, mas ai eu não sei com certeza.
Ficha do jogador
Nome completo: Alexandro Silva de Sousa
Naturalidade: Fortaleza/CE
Nascimento: 15/04/83
Clube Atual: Olympiacos (Grécia) - contrato até junho de 2013
Clubes que defendeu
1998 - Ceará (CE) (divisão de base)
1999/2003 – Vitória (BA)
2004 – Kashiwa Reysol (Japão)
2004 - Rennes (França)
2004/2005 - Rennes (França)
2005/2008 - CSKA Moscou (Rússia)
2008/2009 - Olympiacos (Grécia)
Títulos
2000/2001 - Bi Campeão Baiano Juvenil – Vitória (BA)
2002/2003 - Bi Campeão Baiano – Vitória – (BA)
2001 – Campeão Toyota Cup – Vitória (BA)
2001 – Copa Zico – Vitória (BA)
2002 - Campeão do Torneio de L’Alcúdia na Espanha, Seleção Brasileira
2003 - Campeão do Campeonato do Nordeste – Vitória (BA)
2003 - Medalha de Prata nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo – Seleção Brasileira
2003 - Campeão Mundial Sub-20 – Seleção Brasileira
2004 - Campeão da Copa América - Seleção Brasileira
2005 - Campeão da Copa da Rússia – CSKA (Rússia)
2005 - Campeão Russo – CSKA (Rússia)
2006 - Campeão da Supercopa da Rússia - CSKA (Rússia)
2006 - Bicampeão da Copa da Rússia - CSKA (Rússia)
2006 - Bicampeão Russo - CSKA (Rússia)
2007 - Bicampeão da Supercopa da Rússia - CSKA (Rússia)
2007 - Campeão da First Channel Cup - CSKA (Rússia)
2008 - Tricampeão da Copa da Rússia - CSKA (Rússia)
2009 - Campeão Grego - Olympiacos (Grécia)
2009 - Campeão da Copa da Grécia - Olympiacos (Grécia)
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!