Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
'Eu tinha Deon como filho'

Ex-técnico, Barbosinha lamenta morte de jogador em treino na Bahia

Profissionais do futebol baiano se despedem do atacante

Redação iBahia • 10/08/2023 às 10:59 • Atualizada em 10/08/2023 às 12:14 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Ex-técnico, Barbosinha lamenta morte de jogador em treino na Bahia
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação

"Eu tinha Deon como filho", disse Quintino Barbosa, o Barbosinha, sobre Deon após saber da morte precoce do atacante durante um treino do Bahia de Feira. A tragédia aconteceu na tarde da quarta-feira (9), em Feira de Santana, cidade localizada a cerca de 100km de Salvador. O jogador de 36 anos passou mal, chegou a ser socorrido para um hospital, mas não resistiu.

De acordo com a Federação Bahiana de Futebol (FBF), Deon foi vítma de um infarto. O sepultamento do jogador será às 15h desta quinta-feira, no povoado de Vila Velha, na cidade de Itapicuru, interior da Bahia, onde Deon nasceu.

Leia mais:

Atualmente Barbosinha ocupa o cargo de coordenador técnico do Jacuipense, mas o profissional fez história como treinador em diferentes clubes baianos. Em muitos deles, o ex-técnico trabalhou com Deon.

"Que perda para o futebol baiano, para a família. Trabalhou comigo na Juazeirense, no Fluminense de Feira, no Jacobina, e eu levei ele para o Bahia de Feira. Um atleta justo, íntegro, um homem honesto. A gente foi pego de surpresa. O futebol baiano perde um grande atleta. Uma pessoa do bem. Que Deus que ilumine a família. Vamos sentir muita falta de Deon", disse Barbosinha em vídeo de despedida.

A morte do atacante foi lamentada por outro profissionais que conheceram Deon no futebol baiano. Por aqui o jogador defendeu as camisas de Bahia, Fluminense de Feira, Juazeirense e Atlético de Alagoinhas.

Diones - jogou com Deon por quatro anos no Bahia de feira

“Deon era um cara muito simples, muito humilde, com um coração gigante. Um cara muito leal. Nestes últimos quatro anos tive o prazer de conviver com esse cara, aprender com ele, compartilhar momentos. Um cara que vai nos fazer muita falta. Perdemos um cara de coração gigante. Difícil falar nesse momento, o que eu posso dizer é que vou levar sempre lembranças muito positivas desse cara”

Dionísio - jogou com Deon no Bahia de Feira, em 2019

“Estou sem acreditar ainda. A perda do nosso amigo Deon. Um cara de coração gigante, que tive o prazer de trabalhar em 2019 no Bahia de Feira. Um cara que sempre me deu conselhos enquanto estive lá, que sempre me ajudou da melhor maneira possível. Não só a mim, mas a todas as pessoas do clube. Um cara alegre, feliz, sempre com um sorriso no rosto. Espero que Deus possa confortar toda a família dele. Obrigado por tudo Deon.”

Fernando Dourado - treinou Deon no Flamengo de Guanambi, em 2017

"Eu brincava com ele nas duas oportunidades em que trabalhamos juntos. 'Você não fala é Deon? Você só treina, dorme e faz as refeições'. Ele ria que só. Um menino extremamente profissional, do bem, tranquilo, de cabeça boa. É extremamente lamentável"

Paulo Sales - treinou Deon no Fluminense de Feira, em 2015

"Lamentável, grande atleta e grande pessoa, era um amigo, meus sentimentos a todos da família".

Laelson Lopes - treinou Deon no Juazeirense, em 2013

"Muito triste. Trabalhou comigo na Base do Bahia e mais quatro clubes profissionais, perdi um amigo".

Carreira

Deon estava na sua sexta temporada pelo Bahia de Feira. Em 2023, o atacante fez 23 jogos, marcou cinco gols e deu uma assistência. Ao todo são 39 bolas na rede com a camisa do Tremendão.

A última partida dele foi contra o Potiguar, no último sábado, em jogo eliminatório da Série D. O Bahia de Feira venceu nos pênaltis e avançou para as oitavas de final da competição nacional. O treino desta quarta-feira fazia parte da preparação para a próxima partida.

José Aldean Oliveira Neto, mais conhecido como Deon, era natural de Itapicuru. Ele debutou no cenário profissional pelo Bahia e vestiu outras camisas do futebol baiano, como Fluminense de Feira, Juazeirense, Atlético de Alagoinhas e Jacobina.

Clubes e Federações

Durante a noite desta quarta-feira a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lamentou o falecimento do jogador por meio de uma nota oficial em seu site.

"A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lamenta o falecimento, nesta quarta-feira (09/08), do atacante José Aldean Oliveira de Jesus, o Deon, de 36 anos, que jogava pelo Bahia de Feira, clube da Série D. Em sua trajetória profissional, Deon passou também pelo Jacobina, Flamengo de Guanambi, Serrano, Atlético de Alagoinhas, Juazeirense, Tupi-MG, Atlético de Alagoinhas, Fluminense, Bahia de Feira, Bahia, entre outras agremiações."

O Bahia, clube que revelou Deon para o futebol, também emitiu uma nota de pesar. Foram onze jogos e quatro gols marcados no time profissional do Esquadrão, entre 2006 e 2008.

Confira a nota da CBF:

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lamenta o falecimento, nesta quarta-feira (09/08), do atacante José Aldean Oliveira de Jesus, o Deon, de 36 anos, que jogava pelo Bahia de Feira, clube da Série D. Em sua trajetória profissional, Deon passou também pelo Jacobina, Flamengo de Guanambi, Serrano, Atlético de Alagoinhas, Juazeirense, Tupi-MG, Atlético de Alagoinhas, Fluminense, Bahia de Feira, Bahia, entre outras agremiações. O último jogo de Deon com a camisa do Bahia de Feira foi no último sábado (05/08), contra o Potiguar, pelo Brasileirão Série D.

"Meus sentimentos aos familiares, amigos e parceiros de clube de Deon, neste que é um dia triste para o futebol", disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Confira a nota da FBF:

Consternada com o falecimento do Sr. José Aldean Oliveira de Jesus, mais conhecido como "Deon", atleta com passagens por diversos clubes baianos e que atualmente defendia o Bahia de Feira, a Diretoria desta entidade se solidariza neste momento de dor e tristeza com seus familiares e amigos. Em virtude deste sentimento, o Presidente da FBF determina que nos jogos Bahia de Feira x Nacional-AM, pela Série D do Brasileirão, Vitória x Ceará, pela Série B do Brasileirão, além de todas as rodadas dos campeonatos Baianão Feminino, Baianão Sub-15 e Sub-17 e Intermunicipal Ednaldo Rodrigues, que serão realizados no próximo final de semana (12 e 13), seja obedecido um minuto de silêncio em “Homenagem Póstuma". Nossos sinceros sentimentos, aos familiares e amigos. Por fim, enviamos os nossos votos de apreço e elevado respeito.

Confira a nota do Bahia:

Com grande pesar, o Esquadrão lamenta o trágico falecimento do atacante Deon, revelado pelo clube. Aos 36 anos, José Aldean Oliveira de Jesus, baiano de Itapicuru, passou mal durante o treino de hoje do Bahia de Feira, onde atuava. Ao todo, entre 2006 e 2008, disputou 11 jogos no time profissional tricolor e marcou 4 gols. Nossas condolências e solidariedade a familiares e amigos.

Confira a nota do Jacuipense:

Com grande pesar, o Esporte Clube Jacuipense lamenta o falecimento do atleta José Aldean Oliveira de Jesus, mais conhecido como “Deon”. O atacante de 36 anos, que já defendeu as cores do Leão do Sisal, atuava pela equipe do Bahia de Feira e faleceu na tarde de hoje durante o treino. Nossas condolências e solidariedade para toda família, amigos e a Associação Desportiva Bahia de Feira. Que Deus conforte o coração de todos.

Confira a nota do Fluminense de Feira:

Faleceu na tarde desta quarta-feira (9), aos 36 anos, o ex-atacante do Fluminense de Feira, José Aldean Oliveira de Jesus. Mais conhecido como Deon, o centroavante era natural de Itapicuru e começou sua carreira na base do Bahia, em 2009. Passou pelo time B do Palmeiras, Vila Nova e Tupi-MG. Depois, fez carreira no futebol da Bahia, onde passou pelo Fluminense de Feira em 2009, retornando em 2015 na campanha do acesso para a Primeira Divisão. Deon ainda fez parte do elenco de 2016. Atualmente o atleta integrava a equipe do Bahia de Feira e se preparava para a disputa das oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Em nome de toda Diretoria do Fluminense de Feira Futebol Clube, manifestamos as nossas condolências e desejamos força aos familiares e aos amigos neste momento difícil.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes