Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes > futebol feminino
Whatsapp Whatsapp
Inspiração

'Nunca imaginei viver do futebol', diz Rafaelle, capitã da Seleção

Declaração foi dada em entrevista ao programa especial 'Futebol por Elas', produzido pela Rede Bahia

Redação iBahia • 07/08/2023 às 20:52 • Atualizada em 08/08/2023 às 21:56 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					'Nunca imaginei viver do futebol', diz Rafaelle, capitã da Seleção
Foto: Reprodução

Em meio a uma imagem aérea da Arena Fonte Nova, uma pergunta aparece na tela: "qual gol marcou sua vida?". Esse questionamento é feito a algumas pessoas, que relembram lances históricos, mas algo chama mais atenção: nenhum gol mencionado foi marcado por uma mulher.

Essa situação serve como um das reflexões do programa especial 'Futebol por Elas', produzido pela Rede Bahia e lançado na última sexta-feira (4). Assista aqui.

Leia mais:

Apresentado pela jornalista Luana Souza, o programa reúne histórias de mulheres que têm no futebol uma fonte de sonhos. Uma delas é muito conhecida pelos brasileiros e símbolo de orgulho para os baianos. Natural de Cipó (BA), Rafaelle é zagueira e capitão de Seleção. Ela relembrou o próprio começo no esporte e como a falta de referências a acompanhou durante muito tempo.


				
					'Nunca imaginei viver do futebol', diz Rafaelle, capitã da Seleção
Foto: Reprodução

"Nem sabia que exisitiam times só de mulheres. Sempre joguei com meninos quando era pequena. Nunca imaginei viver e ajudar minha família através do futebol", disse a atleta.

Ela também comentou a respeito das dificuldades que as pessoas ao redor tinham de aceitá-la como alguém interessada por futebol. "Quando a pessoa vinha com preconceito, com críticas diretamente a mim, eu conseguia lidar, me saía bem nas não gostava quando meus vizinhos falam pra meus pais: 'como vc deixa sua filha brincar até tarde com os meninos, na rua, descalça?'. Isso me incomodava, não tinha controle", contou.

Com o avanço nos investimentos e a disponiblização de mais espaços de destaque, esse cenário melhorou. Prova disso é que a jovem jogadora Tifanny Souza, da Lusaca, time de Dias d'Ávila (BA), consegue trilhar um caminho tendo várias inspirações, e uma delas é a própria Rafaelle.


				
					'Nunca imaginei viver do futebol', diz Rafaelle, capitã da Seleção
Foto: Reprodução

"Não é só inspiração de abrir a boca e falar. Tenho muito carinho por ela. Ver ela jogar é uma coisa de outro mundo", contou Tiffany, que conheceu Rafaelle em um encontro promovido pela produção do programa.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM FUTEBOL FEMININO :

Ver mais em Futebol Feminino