Não há um soteropolitano que fique em cima do muro quando se trata de Bahia e Vitória. Mesmo quando não torcemos para nenhum dos dois, é certo que esse clássico do futebol baiano sempre rende uma boa conversa.
Os dois são rivais históricos, desde os primeiros enfrentamentos dos times, em 1932. Neste dia Nacional do Futebol, o iBahia trouxe cinco momentos marcantes entre os dois grandes rivais da primeira divisão.
Leia também:
Confira cinco vezes que Bahia e Vitória fizeram história no futebol
O primeiro BAxVI em 1932
O BAxVI de estreia aconteceu no antigo campo da Graça e durou apenas 20 minutos. Os times se enfrentaram nas preliminares do Campeonato Baiano naquele ano, que aconteciam em um único dia, e por isso as partidas eram tão pequenas.
Criado apenas no ano de 1931, o Bahia era um time estreante, enquanto na época, o Vitória já tinha 33 anos de história e não tinha adotado o futebol profissional. O placar final foi de 3 a 0 para o Bahia, e iniciou a rivalidade entre os times que dura até os dias de hoje.
A goleada de 10 a 1 para o Bahia em 1939
Outro momento histórico entre os times foi a fatídica partida da maior goleada do Bahia contra o Vitória. Embora nessa época as goleadas do "Esquadrão de Aço" eram frequentes na época, essa foi a que mais chamou atenção.
No entanto, após a partida, os dois times se equilibraram durante o ano e os dois terminaram com uma vitória para cada e um empate.
A goleada de 7-1 pelo Vitória em 1948
Pouco antes da goleada do Bahia sobre os "Leões da Barra", o Vitória deu o troco em um jogo amistoso também no campo da Graça. Embora o placar não tenha terminado tão alto, os 7 a 1 não foram menos surpreendentes.
Campeonato Brasileiro de 1988 e a virada do Vitória
O Vitória só começou a praticar o futebol profissional em 1953, mas a virada de chave para ele se tornar o maior rival do Bahia foi em 1988, no Campeonato Brasileiro daquele ano. O placar terminou com 4 a 0 para o tricolor.
A derrota do Vitória nessa partida o desclassificou para o resto da competição daquele ano. O resultado desse Brasileirão é considerado por muitos como a motivação do Vitória para se tornar um dos maiores desafios para o Bahia.
Consagração de um dos 50 clássicos do mundo por revista inglesa em 2016
Em 2016, a revista inglesa "Four Four Two" descobriu o que os baianos já sabiam há muito tempo: o clássico entre Bahia e Vitória é um dos maiores do mundo. No ranking de 50 clássicos, o nosso BaxVi ficou em 42º lugar.
Na época, o clássico do futebol baiano era o único da lista da revista inglesa. Outros países na lista são Rússia, Argentina, Bulgária e Romênia.
Helena Pamponet Vilaboim
Helena Pamponet Vilaboim
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!