O Itabuna se despediu da Série D do Brasileirão após a derrota de 3 a 0 para o Anapólis-GO, pelo jogo de volta das oitavas de final do campeonato. Apesar de ter vencido por 1 a 0 na ida, o Azulino foi derrotado por conta do placar agregado e assim encerrou sua participação na Série D 2024.
O Itabuna fez uma boa campanha na 1ª fase e deixou escapar o sonho de disputar a terceira divisão do futebol brasileiro. O time fez uma parceria com o Vitória para utilizar jogadores do rubro-negro no campeonato em 2024.
Leia também:
Eliminado, o presidente do Itabuna, Rodrigo Xavier, afirmou que há interesse mútuo na renovação da parceria com o Vitória para a temporada de 2025.
Em entrevista exclusiva ao iBahia, Xavier destacou os desafios enfrentados pelo clube, incluindo a recente eliminação na Série D.
Parceria com o Vitória e impacto na temporada
Rodrigo Xavier revelou que a saída de quatro atletas, que retornaram ao Vitória durante a reta final da Série D, influenciou no desempenho do time. “Sem dúvida nenhuma, os quatro atletas fizeram muita falta na reta final. O time já vinha jogando junto há muito tempo, tinha entrosamento, e quando você tira quatro peças de um time, acaba influenciando,” afirmou.
O presidente também explicou que a parceria com o Vitória, inicialmente firmada para a Série D, está em fase de reavaliação. Segundo Xavier, há interesse mútuo na continuidade da parceria, mas detalhes ainda precisam ser discutidos.
"Estamos finalizando os estudos de uma parceria para a base, com a implementação de um núcleo do Vitória aqui em Itabuna. Para o próximo ano, ainda não temos a parceria firmada, mas existe o interesse de ambas as partes," disse.
Planejamento para 2024 e desafios financeiros
Sobre o planejamento do Itabuna para 2024, Xavier mencionou que o foco agora é estruturar o time para disputar a Série B do Campeonato Baiano e buscar o retorno à Série A em 2025.
“Nossa maior dificuldade é a parte financeira. O futebol não é barato, e temos despesas com jogos, viagens, alimentação e hospedagem. Agora, vamos planejar ações e metas para criar as condições necessárias, principalmente financeiras, para formar uma equipe competitiva em 2025,” disse.
Rodrigo Xavier ressaltou que o Itabuna está comprometido em retornar à elite do futebol baiano, mas que o sucesso do clube depende de um planejamento cuidadoso e de parcerias estratégicas que já estão sendo buscadas.
Nanci Souza
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!