icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPORTES

Há cinco anos na Alemanha, Luiz é o cão de guarda de Felipão

Desconhecido no Brasil, volante causou surpresa ao integrar a lista de convocados para a Copa das Confederações

foto autor

08/06/2013 às 10:42 • Atualizada em 31/08/2022 às 3:50 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Luiz Gustavo foi titular no amistoso contra a Inglaterra
O camisa 17 é um ilustre desconhecido de quem não acompanha o futebol alemão. Aos 25 anos, nascido e criado em Pindamonhangaba, cidade do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, Luiz Gustavo jogou pouco no Brasil. Está na Alemanha há cinco anos, e desde 2011 no Bayern de Munique, atual campeão da Bundesliga e da Europa. Aprova de que o volante escolhido por Felipão para ser o cão de guarda da Seleção é bem pouco brasileiro está no seu site oficial: luiz-gustavo.com. Todo em alemão!
Não é difícil entender o porquê. Luiz Gustavo começou a bater bola na várzea paulistana e o Esporte Clube Estrela foi seu primeiro time. Como todos os garotos, queria ser atacante. Sem cacuete para colocar a bola nas redes, resolveu tentar a sorte no Nordeste. Entrou na base do Corinthians de Alagoas, clube que privilegia a venda direta pra Europa, como fez com Pepe, hoje no Real Madrid, e Deco, com passagens por Barcelona e Chelsea, e atualmente no Fluminense. Profissionalizou-se em 2006, migrou para o meio-campo e passou apenas um ano no Corinthians. Na temporada seguinte, foi emprestado ao CRB e, em agosto de 2007, deixava o Brasil com destino à Alemanha. Seu futebol foi moldado por lá.
Aos 20 anos, assinou com o Hoffenheime, de cara, ajudou o clube a alcançar a primeira divisão alemã. Em 2011, se transferiu para o Bayern de Munique, onde foi titular até a contratação de Javi Martínez, no final de agosto de 2012, por 40 milhões de euros (à época, na casa dos R$102 milhões). É companheiro de clube de outro integrante da nova versão da família Scolari: o zagueiro baiano Dante.
Seleção - Luiz foi convocado pela primeira vez pra Seleção Brasileira em 2011, por Mano Menezes. Ainda em processo de afirmação no Bayern, causou surpresa. Assim como surpreendeu ao aparecer na lista de Felipão para a Copa das Confederações e no time titular no amistoso contra a Inglaterra, barrando o gremista Fernando. Em entrevista no dia seguinte ao jogo, entregou o que o treinador espera dele com a camisa da Seleção. “Ele falou que eu sou 80% defesa e Paulinho 80% ataque. Então a credito que nos entenderemos bem”, adiantou. Um dos novatos da Seleção Brasileira, com apenas quatro jogos, Luiz Gustavo está pronto para ser o volante de contenção de Luiz Felipe Scolari, que vetou Ramires, parceiro de Paulinho com Mano. Matéria original: Correio* Há cinco anos na Alemanha, Luiz Gustavo é o cão de guarda de Felipão

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Esportes