icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPORTES

Hora de decidir - por Oscar Valporto

foto autor

29/03/2011 às 9:11 • Atualizada em 29/08/2022 às 17:44 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

As fotos no caderno do CORREIO* (publicado nesta terça, dia 29) em homenagem aos 462 anos de Salvador mostram a obra da Arena Fonte Nova avançando, as estacas plantadas, o clima de trabalho para o estádio da Copa de 2014. O palco principal é o trunfo de Salvador para tornar realidade o sonho de abrir o Mundial e, com isso, garantir a presença da Seleção Brasileira por aqui.

A vocação da Bahia para grandes eventos, a experiência com as multidões do Carnaval, o crescimento da rede hoteleira num estado que já atrai milhares de turistas todos os meses: tudo isso contribui para que Salvador seja olhada com atenção pelo Comitê Organizador - principalmente caso São Paulo não consiga construir um estádio a tempo para a Copa do Mundo. Como a obra ainda não saiu do papel...

Mas, se tudo isso joga a favor da pretensão da capital baiana, os problemas no aeroporto e, principalmente, o atraso no projeto de mobilidade urbana são dois gols contra. Ontem, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, reclamou do Brasil: "a Copa é amanhã e os brasileiros pensam que é depois de amanhã". A declaração cabe perfeitamente para as autoridades do município e do estado que ainda querem discutir um pouco mais qual o melhor projeto de transporte urbano para a cidade.

Lamento informar, mas essa é uma discussão para depois de amanhã. Não se trata mais de escolher o projeto mais adequado: as autoridades estaduais e municipais precisam decidir já, hoje, imediatamente, como Salvador será capaz de deslocar os milhares de visitantes que estarão na cidade para os jogos da Copa do Mundo. Criar grupos de trabalho e protelar a decisão são apenas modos de adiar para amanhã o que precisa ser decidido hoje.

Especialistas em transporte garantem que o projeto do BRT (Bus Rapit Transit, os corredores de transporte para ônibus) é, além de mais barato, mais rápido de ser implantado - a pouco mais de três anos da Copa do Mundo, o fator tempo é decisivo. Mas os especialistas do governo e da prefeitura podem discordar. Mais uma vez, discordem já. Salvador não pode perder tempo.

A Arena Fonte Nova - se a obra continuar dentro do cronograma - estará pronta para a Copa das Confederações em 2013. Os estádios do Rio de Janeiro e de São Paulo certamente não estarão em condições de receber jogos. Observadores da Fifa e do Comitê Organizador estarão em Salvador. Nossa capital precisa ser capaz de mostrar que tem projeto de transporte que, como o estádio, ficará pronto antes da Copa do Mundo.

Oscar Valporto é editor executivo e escreve às terças-feiras. Coluna
publicada na edição impressa do jornal Correio* do dia 29 de março de
2011

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Esportes