Julião Castello: "organismo não se desgasta tanto quanto no verão" |
"Em uma temperatura mais amena, a atividade pode aumentar mais. A termorregulação não afeta tanto o desempenho do praticante. O organismo fica mais liberado para produzir energia para o exercício. Digamos que a termorregulação tão exigida em climas quentes estaria dispensada. O organismo não se desgasta tanto quanto no verão, a preocupação com a hidratação é um pouco menor. É possível exigir mais do corpo em termo de performance", explica Castello, que é consultor técnico da Academia Julião Castello Health Club, em Salvador.
O inverno também é um dos momentos mais propícios para aqueles que querem perder peso. Porém, isso acontece em regiões mais frias. "Para Salvador não cola muito, mas em cidades como Vitória da Conquista, por exemplo, sim. A musculatura se contrai mais para gerar calor. Há um gasto enérgico gasto. O frio faz você gastar mais caloria, só que em Salvador não faz tanto frio assim", afirma Julião Castello.
Apesar das vantagens de praticar atividades físicas em temperaturas amenas, o educador físico diz que as pessoas procuram se exercitar mais em estações quentes. "Nem o frio, mas a chiva e, às vezes, vento demais. Isso afasta as pessoas das ruas. Teoricamente, por ser em área fechada, a academia talvez recebesse mais alusno, mas não sinto esse aumento no número de alunos. Muitas pessoas ainda malham apenas pela estética e no verão a exposição é maior. Acho que isso está melhorando e as pessoas estão cada vez mais com consciência", completa.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade