|
---|
Dos três gols de Neto Baiano, dois foram de pênalti |
Jogou maior parte do tempo como um tímido e acuado felino, mas reagiu na força de um Leão. Com uma virada emocionante, nos últimos minutos do segundo tempo, o Vitória garantiu a classificação para as oitavas-de-final da Copa do Brasil, na noite dessa quarta (18), no Barradão. Perdendo por 2 a 0 até os 30' da etapa final, o Rubro-negro virou e avança na competição nacional depois de vencer por 3 a 2, com três gols de Neto Baiano. Washington e Raul fizeram os do ABC-RN. O Botafogo será o rival do Leão nas oitavas. O Alvinegro carioca empatou em 0 a 0 com o Guarani, no Engenhão, e como tinha empatado também o primeiro jogo, em Campinas, em 1 a 1, ganhou o direito de continuar na disputa no critério dos gols marcados fora de casa. A CBF sorteará, nesta quinta (19), a ordem dos jogos de ida e volta.
Começou mal - Faltou velocidade e criatividade ao time Rubro-negro durante todo o primeiro tempo. Preso pelas laterais, o Vitória não soube aproveitar os espaços deixados pelo ABC no meio e acabou sendo surpreendido na primeira etapa. As chances de gol foram poucos dos dois lados, mas os visitantes conseguiram ir para o intervalo em vantagem no placar. O primeiro susto para a torcida do Barradão veio com uma bola na trave. Aos 16', Washington mandou de cabeça depois da bola cruzada e quase iniciou a contagem. Mas na segunda oportunidade, num lance parecido, desta vez de escanteio, o mesmo Washington conseguiu vencer o goleiro Renan depois de subir mais que a zaga do Leão e mandar pra rede, de cabeça, aos 30'.
A virada - Em desvantagem, o Vitória tentou partir pra cima no segundo tempo, mas quem voltou a marcar foram os visitantes. Aos 21', Raul sobrou sozinho na área, depois de bom passe, não deu chance pra Renan. A surpreendente reação do Leão começou nos 33', quando parte da torcida já deixava o Barradão. Neto Baiano diminui de pênalti. Daí em diante a estrela do atacante passou a brilhar e ele protagonizou a virada. Aos 44', acertou o voleio depois do passe de Tartá e deixou tudo igual. E, já nos acréscimos, para dar o golpe final no ABC, levou a torcida ao delírio ao marcar mais uma vez de pênalti, após a falta sofrida por Uelliton, aos 48'.
Vitória 3 x 2 ABC-RN - Segunda fase da Copa do BrasilData: 18/04/2012 (quarta-feira), às 21h50
Local: estádio Barradão, em Salvador
Arbitragem: Alício Pena Júnior (MG), auxiliado por Márcio Estáquio (MG) e Celso da Silva (MG)
Vitória: Renan; Léo, Victor Ramos, Rodrigo, Wellington Saci; Uelliton, Michel, Pedro Ken (Arthur Maia), Geovani (Tartá); Neto Baiano e Rildo (Dinei). Técnico - Ricardo Silva (interino)
ABC-RN: Camilo; Murilo, Flávio Boaventura, Eduardo e Berg (Renato Potiguar (Édson)); Luis Ricardo, Bileu, Makelelê e Raul; Washington (Leandro) e Léo Gamalho. Técnico - Leandro Campos