A Conmebol divulgou, na noite dessa quinta-feira (19), o novo regulamento da Libertadores. A confirmação ocorre a quatro dias do início do torneio. A partir de agora, as oitavas de final serão definidas por sorteio e há a possibilidade de times de mesmos países se encontrarem na decisão.
Com 32 participantes na fase de grupos, a competição continental terá 16 times no estágio seguinte. Antigamente, o primeiro colocado geral enfrentava o 16º, o segundo pegava o 15º e assim por diante. Na atual edição, os confrontos serão definidos por meio de sorteio.
Critério de desempate
Os gols fora de casa seguem mais valiosos. Em caso de empate até a semifinal, este critério fará a diferença. Por outro lado, na finalíssima, a situação é alterada. Em caso de igualdade no placar após 180 minutos, haverá prorrogação e pênaltis.
Inscritos
Os times terão que inscrever 25 atletas para as primeiras fases da Conmebol Libertadores. Em caso de classificação para mata-mata, cinco atletas poderão aparecer na lista, totalizando 30 nomes para este estágio da competição. Até dois dias antes da semifinal, os classificados poderão substituir três atletas.
Compatriotas na decisão
Outra novidade no regulamento é o fato de times do mesmo país poderem se enfrentar na final, caso o cruzamento não os coloque na mesma semifinal. Até o ano passado, caso estivessem em lados opostos na semi, as equipes eram obrigadas a se enfrentar.
Ida para a Sul-Americana
Os quatro times que forem eliminados na terceira fase (antes da fase de grupos) e tiverem a melhor performance até então, vão se classificar automaticamente para a segunda fase da Sul-Americana de 2017. Os terceiros colocados em cada chave também vão para a competição.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade