Coube à federação a sensibilidade de planejar a abertura da segunda fase do campeonato em noite especial: será a maior Lua Cheia desde 1991. Nosso satélite inspirador estará a 356 mil quilômetros da Terra. São 6 mil quilômetros mais perto que o habitual. Uma joia a brilhar, saudando Serrano e Feirense, quando entrarem em campo, hoje às 8 da noite, em Conquista, no Sudoeste. Um Luau da Bola!
O Feirense nasceu pra ocupar o espaço que o Fluminense insiste em deixar vago. Chegou até aqui com uma revelação do Bahia: Paulo Roberto, que foi pro Bragantino paulista. Crill, Kaká e Tite são destaques nesta campanha. Já o Serrano cumpre sua missão, matando a saudade da 1ª divisão no ano de seu retorno. A Bola Cheia do espaço sideral estará aquecendo para entrar no campo do céu, neste domingo, na hora de começar os três jogos que completam a rodada.
O Bahia é favorito: nosso único time da Série A tem simpatias gerais em setores estratégicos. Aproveitem o Tricolor no Campeonato Baiano deste ano pois a tendência é o Bahia disputar esta competição com times secundários ou de aspirantes nos próximos anos.
A Cidade Tricolor sinaliza o crescimento acelerado. Parque esportivo com padrão Champions League. A maquete está no Shopping Salvador. Enfim, um projeto do tamanho do Bahia. Só falta abrigo nuclear, mas Deus ajude a tragédia do Japão não tenha seu efeito aqui. Se o Bahia já é superior, vai ficar muito à frente dos coirmãos: grandão, brilhante e distante como a Lua Cheia.
Tressor, Ramon e Rafael disputam a atenção da torcida com a Lua, mas Camacho, para mim, é o cara do Bahia. O Bahia pega o Vitória da Conquista, o Bode, que tem dois destaques na campanha: Braw e Andrezinho.
Já o Vitória visita o Camaçari, no estádio que leva o nome do saudoso amigo Armando Oliveira, referência da nossa mais digna crônica esportiva. É a Lua Cheia transitando entre os signos de Leão e do Peixe Guarajuba.
Em novo mapa astral, após três gols sobre o Colo Colo, Elkeson é parceiro de Geovanni. Neto 'Japa' tá suspenso. A torcida agradece a decisão do correto TJ. E sugere o bom reforço ao time lá de Sendai. O cara do Vitória chama-se Nikão, prestatenção aí. O atual TetraCampeão tem obrigação de vencer fácil. E devia dar três gols de partida ao Camaça. A mãe de um dos reservas do time me contou detalhes das dificuldades que o bravo clube do Polo enfrenta. Uma diferença de estrutura quase da mesma distância da Lua para a Terra.
Tem também Atlético x Bahia de Feira, bom jogo em Alagoinhas. Na campanha, Osmar, Carlinhos e João Neto são destaques do Bahia de Feira; Robert, Marcos Neves e Maurício Pantera, pelo Atlético. É muita Bola Cheia, pai!
Paulo Leandro é Secretário de Redação e escreve aos sábados. Coluna
publicada na edição impressa do jornal Correio* do dia 19 de março
de 2011
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!