Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
Preparação

Maratona Salvador: confira dicas para fazer uma boa corrida

Competição acontece no dia 24 de setembro com prêmos que podem chega até R$ 25 mil

Redação iBahia • 07/09/2023 às 22:13 • Atualizada em 22/09/2023 às 20:58 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Maratona Salvador: confira dicas para fazer uma boa corrida
Reprodução/Canva Photos

A 5ª edição da Maratona Salvador acontece no dia 24 de setembro com prêmios que podem chegar até R$ 25 mil. Com largada no Parque dos Ventos, localizado na orla da bairro da Boca do Rio, a competição contará com a participação de atletas de todo o país. A prova será disputada nas modalidades de 42k, 21k, 10k e 5k.

E se você é daqueles que já estão se preparando para a corrida, o iBahia reuniu profissionais para dar as melhores dicas para esse desafio. Confira abaixo:

Leia mais:

- Alimentação

Segundo a nutricionnista Jessica Palmeira, é importante, no pré-corrida, consumir alimentos que liberem energia rapidamente, como frutas com mel, pães (não precisa ser integral), tapiocas e sanduíches.

"É preciso evitar alimentos que promovam uma digestão lenta, em que o organismo precise trabalhar mais, como alimentos integrais como feijão, lentilha e aveia, e alimentos que são fontes de gordura, como abacate, castanhas, amêndoas, nozes e carnes", complementa.

- Cuidado com os pés

Se você ainda está à procura de um calçado ideal para correr, atente-se a uma coisa: calçado bom é calçado confortável, que atenda seus objetivos e caiba no seu bolso. Essa é a indicação da fisioterapeuta Juliana Maia.

"Não precisa ser marca famosa ou super caro. Só não esqueça de experimentar antes de comprar, principalmente se você é iniciante na corrida", explica Juliana.

Segundo a profissional, uma boa preparação é essencial para previnir lesões, por isso, é importante um bom acompanhamento de um profissional de educação física, não deixar de lado os exercícios de fortalecimento, dormir bem, ter uma alimentação balanceada e beber água regularmente.

Juliana indica ainda o que fazer após a maratona: "você precisa continuar se hidratando. Algumas provas disponibilizam banheira de gelo na chegada. Caso tenha, é uma excelente forma de recuperação muscular".


				
					Maratona Salvador: confira dicas para fazer uma boa corrida
Reprodução

Em caso de dores nos pés, ela indica bolsa de gelo em situações agudas (não pode ultrapassar 20 minutos), ou calor, o famoso “escalda-pés”, para situações mais crônicas.

Além disso, complementa Juliana, é sempre importante procurar diretamente um fisioterapeuta ortopédico ou esportivo para melhor avaliação.

- Dicas para iniciantes

Conhecer o próprio corpo é essencial para quem está começando no universo das corridas. Para isso, indica o educador físico Carlos Albuquerque, é preciso buscar apoios profissionais e estar atento aos limites.

"O ideal é que o iniciante procure um profissional de educação física, tenha um assessoria direcionando um programa de treinamento semanal para que ele obtenha de forma segura e com qualidade os resultados significativos na contemplação da distância determinada", diz Carlos.


				
					Maratona Salvador: confira dicas para fazer uma boa corrida
Reprodução/Canva Photos

Ele salienta que é importante passar por procedimentos avaliativos com um médico para caracterizar todos os aspectos clínicos do corpo. Depois, é indicado uma direcionamento baseado em um protocolo de avaliação para a montagem de um programa de treinamento adequado.

"Os principais aspectos mensurados são a capacidade cardiorrespiratória, onde a gente identifica as zonas metabólicas, a questão biomecânica, para avaliar possíveis lesões e fraturas relacionadas a esforços e impactos, além da questão cardiológica", explica o educador.

Carlos também reforça que o descanso e uma boa alimentação são elementos essenciais nesse processo. "O ideal é ter de 6h a 8h de sono diárias e ter uma alimentação seguida por um profissional da nutrição para que se possa direcionar de acordo com cada objetivo, cada distância", finaliza.

-Dicas de corredores

"Se alimentar e se hidratar bem na semana da prova. Praticar na corrida o que foi idealizado nos treinamentos", Jorge Castro.


				
					Maratona Salvador: confira dicas para fazer uma boa corrida
Foto: Acervo Pessoal

“Quem for correr essa prova pela primeira vez deve reforçar, alguns dias antes, a ingestão de água, água de coco e isotônicos. A hidratação é ponto crucial pra fazer uma boa prova! Ah, não pode esquecer de caprichar no protetor solar antes da prova”, Dante Xavier.


				
					Maratona Salvador: confira dicas para fazer uma boa corrida
Foto: Acervo Pessoal

"Trabalhe a mente. A prova é 90% mental. Faça uma boa ingestão de carboidratos nos dias que antecedem à prova, se hidrate com muita água, isotônicos, água de coco e curta cada processo dessa prova linda. Uma maratona não é sobre tempo, mas o aproveitamento saudável de cada quilômetro percorrido", Cássia Bandeira.


				
					Maratona Salvador: confira dicas para fazer uma boa corrida
Foto: Acervo Pessoal

Sobre a Maratona Salvador

A 5ª edição da Maratona Salvador acontecerá no dia 24 de setembro, com largada no Parque dos Ventos, orla da capital baiana. A prova será dividida em quatro modalidades. São elas: 42k, 21k, 10k e 5k.

Os interessados podem realizar as inscrições até o dia 15 de setembro através do site oficial do evento.

Confira o mapa dos percursos da corrida.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes