Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
ESPORTES

Marcelo Collet atinge marca inédita no esporte do Brasil

Radicado na Bahia, nadador paulista foi o primeira atleta paraolímpico a atravessar o Canal da Mancha

• 20/09/2010 às 17:24 • Atualizada em 29/08/2022 às 14:53 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

DivulgaçãoDois anos, 10 horas, seis minutos e 40 segundos para a glória. Preparação e travessia. O nadador paulista, radicado na Bahia, Marcelo Collet desbravou o Canal da Mancha, nesta sexta-feira (17), e se tornou o primeiro atleta paraolímpico brasileiro a completar o trajeto do maior desafio em águas abertas. Cerca de 34km separam a Grã-Bretanha do norte da França, mas Collet usou suas braçadas para superar o frio (temperatura da água pode chegar a 14ºC) e unir as duas nações.

Foram quatro dias de espera até o brasileiro receber a permissão da equipe de fiscais do Channel Swimming Association (CSA), que esperavam os ventos baixarem a velocidade. Na última segunda-feira (13), Marcelo Collet chegou a cair na água, mas o vento forte cancelou a saída. Por ironia do destino, 'o Canal o chamou', logo no dia em que Collet completa 30 anos de idade.

Com o tempo de 10h6min40s, o nadador superou as expectativas e completou o percurso em menos de 12 horas. Ele nem pôde ficar muito tempo na França, era só pisar e sair. 'Ele está bem, está deitado. Foi uma travessia fantástica, bem tranquila', disse o treinador Murilo Barreto, por telefone, quando a lancha que levava a equipe de volta à Grã-Bretanha chegava na metade do Canal da Mancha e a ligação caiu devido ao fraco sinal do celular.

Aos 17 anos, Collet foi atropelado em Salvador e sua promissora carreira no triathlon teve de acabar. Mas ele investiu na natação paraolímpica e, atualmente, é um dos melhores do mundo na modalidade. Inclusive, ele já conquistou quatro medalhas em Parapanamericanos (Mar Del Plata e Rio de Janeiro) e duas em Paraolimpíadas (Atenas e Pequim).

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes