icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPORTES

Médico crê que Geisa vai pegar pena leve por doping

Substância utilizada pela atleta não favoreceu rendimento, diz especialista

foto autor

08/10/2010 às 13:51 • Atualizada em 29/08/2022 às 14:47 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Flagrada no exame antidoping, Geisa Arcanjo deverá receber uma punição branda da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo). É o que garante o médico Eduardo de Rose, especialista em doping. De acordo com ele, o caso da medalhista de ouro do arremesso de peso no Mundial juvenil, em julho, no Canadá, é semelhante ao da ginasta Daiane dos Santos, e não serviu para favorecer a performance da atleta.

"O caso atual é o mesmo da Daiane. Há suplementos que às vezes são tomados por equívocos, mas são suplementos que não favorecem a performance delas. Como diuréticos, são substâncias que não são punidas severamente. Ela deve receber uma punição menor. É triste para nós. Esses atletas, pelo nível que têm, deveriam ter o acompanhamento de um médico especializado. Às vezes, esses casos que surgem como doping são na verdade contaminações. Isso com certeza ou foi suplemento ou um tratamento", disse o médico, em entrevista ao programa "Redação", do SporTV.

No entanto, Geisa deverá perder a medalha de ouro do Mundial. Segundo De Rose, o regulamento deixa isso claro. "Infelizmente, ela vai perder. O que falo é em termos de punição, isso não é uma coisa que vá deixá-la fora por dois anos, talvez por seis meses, como foi com a Daiane".

Geisa Arcanjo teve resultado positivo no antidoping realizado durante a competição, que foi disputada em agosto na cidade de Moncton, no Canadá. O exame apontou o uso da substância proibida Hidroclorotiazida. A atleta de 19 anos foi suspensa preventivamente até seu julgamento pela Comissão Disciplinar Nacional do Atletismo e pode sofrer penalidade que varia de advertência pública até dois anos de suspensão.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Esportes