Um Leão pronto pra qualquer trombada na selva do futebol mundial. Assim, Elkeson é visto pelos profissionais de preparação física do Vitória. Vice-artilheiro da equipe no Baiano, com seis gols, o garoto de 20 anos é imbatível quando o assunto é força física no elenco de Antonio Lopes.
"Hoje, Elkeson é um jogador que pode jogar tranquilo na Europa", diz, sem pensar duas vezes, o preparador físico Ednílson Sena. Se liga nos dados que comprovam isto. O atacante tem 10,7% de gordura no corpo, quando o ideal pra um jogador de futebol é entre 10% e 11%.
Outro quesito que entra na conta é a equação massa muscular aliada a velocidade. O meia atacante volta pra marcar e retoma o ataque sem perder ritmo, apesar de ter ganho seis quilos desde sua chegada ao profissional, durante o Brasileirão 2009. Ele subiu do juniores com 74kg e hoje pesa 80kg, quatro a menos do que em janeiro, após as férias.
Suplementos - Elkeson sequer leva pra casa recomendação da fisiologia sobre a alimentação, caso dos jogadores que estão abaixo ou acima do nível de gordura desejado para um atleta da bola. A genética ajuda, mas o menino, com 50% do passe comprado pelo Benfica, em janeiro de 2008, faz por onde.
Promessa da base, Elkeson pratica musculação a seis anos. "Eu passo na academia todos os dias de treino. Perna, por exemplo, eu malho todos os dias. Além de 500 abdominais por dia", diz o maranhense, que está aquatro partidas de completar 100 jogos com a camisa do Vitória.
Suplementos alimentares a base de proteína, aminoácidos e vitamina E dão suporte ao esforço diário do jovem. Pra não inchar, ou seja, ganhar gordura extra, desde o início do ano que o jogador parou de comer doce e tomar sorvete, dois vícios que sempre o levavam ao exagero.
Corte nas besteiras, mas firme na alimentação saudável. Quando é dia de concentração, ele não costuma faltar em nenhuma das seis refeições servidas no refeitório. Tudo isso tem explicação. Elkeson nega, mas Ednílson Sena revela a motivação extra. "Ele admira Hulk (jogador do Porto), Cristiano Ronaldo... Se quiser chegar ao porte físico de um deles, precisa de todos esses esforços que já faz", recomenda.
Metas - Musculatura fortalecida ajuda a entender o porquê de nenhuma lesão grave na carreira de profissional até então. "Não vou mentir, eu passei a cuidar mais do meu corpo. Tenho metas aqui no Vitória e minha força física é importante para eu alcançar tudo que almejo", fala.
A artilharia do time é uma delas. "Nikão tem oito gols, mas tá tudo bem. Não tá tendo individualidade", brinca. A segunda, sem dúvida, é ser protagonista na campanha do Vitória na briga pelo acesso a Série A a partir de maio.
Matéria publicada na edição impressa do jornal Correio* do dia 8 de abril de 2011
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!