iBahiaFC, com informações do Globoesporte.com
[email protected] - Foto: Globoesporte.com
Milhares de sul-africanos enfrentaram filas por todo o país na manhã desta quinta-feira, no início da última fase da venda de ingressos para a Copa do Mundo. No principal centro de tíquetes de Joanesburgo, a fila deu a volta no quarteirão. Ela começou muito antes das aberturas dos portões, às 9h, tendo mais de mil torcedores com senhas.
No entanto, a grande procura acabou em tragédia. De acordo com a agência de notícias "Reuters", um aposentado morreui em um posto de vendas na Cidade do Cabo. A polícia disse que o homem de 64 anos aparentemente desmaiou quando esperava numa fila no centro da Cidade do Cabo.
Em Joanesburgo, o primeiro a chegar foi Mohammed Dadabhay, 19 anos, às 13h de quarta-feira. Ele esperou 20 horas para comprar três ingressos para o jogo de abertura e três para a decisão, ambos no estádio Soccer City.
Descendente de árabes, Mohammed era exemplo da diversidade de sul-africanos à espera de um lugar na Copa do Mundo. Embora o futebol seja sempre um esporte associado aos negros, na fila havia também brancos, indianos, mestiços, um grande retrato do que é o país. Todos muito entusiasmados com a possibilidade de participar da primeira Copa da África. O Comitê Organizador comemorou a grande procura e disse esperar que todos os ingressos sejam vendidos antes da abertura do torneio, entre África do Sul e México, no dia 11 de junho.
"Com certeza as entradas estarão esgotadas antes da primeira partida da Copa. Hoje não é início de mês, muita gente ainda está sem dinheiro, e mesmo assim as pessoas já demonstraram sua vontade de participar desta festa. Esta é a prova de como o povo sul-africano está abraçando esse evento", elogiou o diretor-executivo do Comitê, Danny Jordaan.
Ainda restam mais de 500 mil ingressos, que a partir desta quinta serão vendidos em diversos pontos do país, inclusive em supermercados e em 600 agências bancárias. Muitos torcedores explicaram que decidiram comprar agora pela facilidade do sistema. Anteriormente, os tíquetes só podiam ser solicitados em um processo via internet. Várias pessoas que estavam na fila nesta quinta-feira disseram que tiveram dificuldades para realizá-lo ou que haviam tido sua solicitação negada.
"É muito mais fácil agora, você paga e leva. Simples assim, sem burocracia", explicou Fahrauz Faro, ansioso por jogos da Argentina, por causa de Messi, e do Brasil, por causa de Ronaldinho e Alexandre Pato. - Como assim Ronaldinho e Pato não devem vir?", lamentou, já na fila.
Apesar da empolgação, muitos torcedores reclamaram da desorganização e da demora para comprar os ingressos. O Mohammed, aquele que tinha a senha número 1, só conseguiu suas entradas 52 minutos após chegar ao guichê.
"Me disseram que é assim mesmo, porque parece que tem muita gente no país comprando os ingressos ao mesmo tempo e porque os que eu quero são mais complicados", explicou ele, enquanto aguardava.
Logo depois, Mohammed recebeu os ingressos. Com um grito de "oh, yes", pegou suas seis entradas - três para a abertura, três para a final - e as ergueu como um troféu de Copa do Mundo.
"É realmente muito emocionante, nunca pensei que um dia teria a oportunidade de ver partidas como essas. Isso só acontece uma vez na vida", comemorou, cercado por jornalistas do mundo todo.
Além desses jogos, os mais procurados eram os da África do Sul, de equipes africanas e de campeões mundiais como Brasil, Argentina e Inglaterra.
"Consegui oito ingressos para Brasil e Costa do Marfim", vibrou o sul-africano Cameron Comdie. - Vai ser um grande espetáculo, o time que joga o futebol mais bonito da África contra o melhor time da América.
Leia mais
Fifa considera estádios da Copa de 2010 superiores aos de 2006, na Alemanha
Fifa vai exigir exames cardiológicos de todos jogadores que forem à Copa
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!