O Bahia está na zona de rebaixamento do Brasileirão. Para sair dela, precisa ao menos de um empate diante do lanterna América-MG, nesta quinta-feira (1º), em Pituaçu, pela primeira rodada do returno da competição. Mas, diante das circunstâncias, o Tricolor tem duas alternativas: vencer ou vencer. Qualquer outro resultado derruba o técnico René Simões.
Você pode acompanhar todos os detalhes da partida entre Bahia e América-MG pelo Lance a Lance do iBahia, com o repórter Hailton AndradeO Bahia foi ultrapassado pelo Avaí, que venceu o Flamengo, e caiu para a 17ª colocação, com 20 pontos. O América-MG é o último, com 13. Se o time baiano vencer, chega aos 23 e assume a 15ª colocação, que hoje é ocupada pelo Grêmio. Em Pituaçu, o Bahia venceu apenas duas partidas - contra Atlético-GO e Figueirense. Fora, mais duas - contra Fluminense e Atlético-PR. Para voltar a vencer e espantar o fantasma no Z-4, René Simões promoveu uma série de mudanças no time. Algumas por necessidade. O goleiro Lomba, suspenso e machucado,
o lateral-esquerdo Ávine, que apareceu com uma lesão no menisco do joelho direito e ficará ao menos 45 dias longe dos gramados, e o zagueiro Titi, que recebeu o terceiro amarelo, não jogam. Vão para o jogo o contestado goleiro Tiago e o zagueiro Danny Morais. Na lateral-esquerda, o treinador improvisará o atacante Maranhão. Precisando da vitória, o Bahia com dois homens na armação: Carlos Alberto, que retorna após cumprir suspensão, e Ricardinho. Fahel, que também volta, e Marcone são os encarregados de marcar no meio-campo. A surpresa está no ataque.
Souza, que não jogava desde a partida contra o Vasco, terá a missão de colocar a bola para dentro e acabar com as más finalizações dos homens de frente do Bahia. Ao seu lado, Jones está mantido no setor. No banco, René Simões tem as opções de utilizar Nikão e Rafael Gladiador.
América-MG - O Coelho vem a Salvador sem dois importantes jogadores. O zagueiro Gabriel e o atacante Alessandro, ambos machucados. Alessandro é o artilheiro do América-MG na Série B. Para ocupar as vagas em aberto, o técnico Givanildo Oliveira optou por escalar Otávio na zaga e André Dias no ataque. Em compensação, o técnico tem o retorno de três jogadores. O zagueiro Micão, o volante Dudu e o lateral-esquerdo Gilson cumpriram suspensão na última rodada e estão de volta. Último colocado do Brasileirão, o América-MG tem apenas duas vitória no torneio - contra o próprio Bahia, na estreia da Série A, e Fluminense, ambas em casa.
Bahia x América-MG - 20ª rodada do BrasileirãoData: 1º/09/2011 (quinta-feira), às 20h30 Local: Pituaçu, em Salvador Arbitragem: Fabrício Neves Correa (RS), auxiliado por Altemir Hausmann (FIFA/RS) e Kleber Lúcio Gil (Asp. FIFA/SC)
Bahia: Tiago; Marcos, Paulo Miranda, Danny Morais e Maranhão; Fahel, Marcone, Ricardinho e Carlos Alberto; Jones e Souza. Técnico - René Simões
América-MG: Neneca; Otávio, Micão e William Rocha; Marcos Rocha, Amaral, Dudu, Rodriguinho e Gilson; Kempes e André Dias. Técnico - Givanildo Oliveira