Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
ESPORTES

Baianão 2020 terá VAR nas finais e mesma fórmula da última edição

Regulamento divulgado na noite desta terça (12) indica início do estadual no dia 15 de janeiro e final em 26 de abril

Redação iBahia • 13/11/2019 às 9:56 • Atualizada em 27/08/2022 às 9:11 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A Federação Baiana de Futebol (FBF) anunciou, na noite desta terça-feira (12) o regulamento da competição para o ano que vem. No encontro com representantes da entidade e dirigentes dos dez clubes que disputarão o estadual foi decidido que o Baianão iniciará no dia 15 de janeiro e terá a final o dia 26 de abril.

Assim como em 2019, o campeonato terá uma primeira fase disputada em pontos corridos, com as dez equipes se enfrentando em apenas um turno. Os quatro primeiros classificados disputam a segunda etapa, com semifinal e final, com jogos de ida e volta, e o lanterna é rebaixado.

Foto: Divulgação / FBF

Ficou decidido também que o árbitro de vídeo (VAR) será utilizado apenas nos dois jogos da final. Foi cogitada a utilização do sistema para as semifinais, mas os clubes optaram apenas para as decisões.

Vagas

O Campeonato Baiano 2020 garantirá vagas para a Copa do Nordeste para o campeão, além do clube mais bem posicionado pelo ranking da CBF, e uma vaga para o pré-Nordestão para o time melhor colocado no estadual, excluindo os que tiverem garantido na fase de grupos.

Caso o campeão baiano não seja das Séries A ou B do Brasileirão, essa vaga na pré-Copa do Nordeste será destinada ao segundo clube mais bem posicionado do estado no ranking da CBF.

Além da Copa do Nordeste, o Baianão definirá três clubes participantes da Copa do Brasil do mesmo ano. Garantem vaga o campeão, o vice-campeão e o 3º colocado do estadual.

Por fim, os dois clubes de melhor colocação no Baianão 2020 que não disputarem as Séries A, B ou C do Campeonato Brasileiro terão vaga na Série D de 2021.

Os times participantes do Campeonato Baiano 2020

Atlético de Alagoinhas
Bahia
Bahia de Feira
Doce Mel
Fluminense de Feira
Jacobina
Jacuipense
Juazeirense
Vitória
Vitória da Conquista

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes