Os resultados do meio de semana pela Copa do Brasil esfriaram um pouco o clima de clássico BaVi. Mas é só o dia do jogo chegar mais perto que os ânimos são recuperados e o calor baiano volta a girar ao redor deste duelo. Estreias, comando novo e clima de revanche temperam a partida deste domingo (20), no estádio de Pituaçu. A bola vai rolar para Bahia e Vitória a partir das 16h, pela oitava rodada do Baianão.
No primeiro clássico profissional do ano, o Rubro-negro levou a melhor e sapecou 3 a 0 no Tricolor, jogando no Barradão. O Bahia, que é apenas o quinto colocado do Grupo 1 com sete pontos, precisa reagir para manter viva a chance de classificação para segunda fase do Baianão 2011. Já o Leão, tranquilo na liderança da outra chave com 14 pontos, pretende fazer as pazes com a torcida após uma péssima estreia na Copa do Brasil.
Mudanças para afastar a crise
A semana tricolor foi bastante agitada. Após a derrota para o Camaçari no domingo passado, a crise se instalou no Fazendão. Na quarta-feira, um empate em 0 a 0 com o São Domingos pela Copa do Brasil agravou a situação. Por causa disso, a diretoria do clube resolveu dar uma respostas aos críticos.
Depois de anunciar a confirmação da contratação do atacante Robert, que não jogará o BaVi por não ter sido regularizado a tempo, o Bahia acertou com o técnico Vágner Benazzi, que chegou em Salvador neste sábado (19) e quer comandar a equipe já neste domingo. "Vou conversar com o Chiquinho e o (Paulo) Angioni, mas posso adiantar que não costumo fugir da responsabilidade. Quero dar minha contribuição. Um clássico é um jogo especial e quero mexer com o emocional destes atletas", disse na chegada.
O time titular terá mudanças, mas uma será confirmada apenas minutos antes do jogo. Na zaga, a surpresa é a entrada de Thiego no lugar de Luizão. No meio-campo, o meia Ramon, enfim liberado para atuar, vai estrear com a camisa 17. O ataque terá a estreia do jovem Rafael, destaque da Copa São Paulo, já que Souza está machucado e Robert não pode jogar. A dúvida fica por conta da lateral-esquerda. Ávine, que se lesionou na derrota para o Camaça, só voltaria em março, mas tem grandes chances de entrar em campo no duelo.
Lopes tenta fazer mistério, mas Leão está pronto
No Leão, a novidade é o meia Geovanni. Regularizado, o atleta fará sua estreia pelo Rubro-negro no clássico. O treinador Antonio Lopes diz que a equipe titular ainda não está completamente definida, mas os treinamentos da semana mostraram que o comandante não tem uma dúvida sequer.
Com Nino Paraíba recuperado, a lateral-direita não terá mais Romário. O lado esquerdo também muda. O jogador Léo, das divisões de base, não será improvisado. Ernani, que atuou como meia na última partida, quando o Vitória perdeu por 3 a 1 para o Botafogo-PB pela Copa do Brasil, assume a camisa 6.
Autor de um dos gols no primeiro BaVi profissional de 2011, o meia-atacante Elkeson pretende marcar e garante já ter ensaiado passos para uma nova dança no gramado. "A galera fica pedindo no twitter, orkut. Já tenho uma nova pra fazer, mas primeiro tenho que me preocupar em marcar, né?", afirmou.
Bahia x Vitória - 8ª rodada do Campeonato Baiano 2011
Data: 20/02/2011
Local: estádio de Pituaçu
Árbitro: Jailson Macêdo Freitas
Assistentes: Luiz Carlos Silva Teixeira e Kleber Moradillo da Silva
Bahia: Omar; Marcos, Thiego, Titi e Ávine (Dodô); Marcone, Hélder, Camacho e Ramon; Jones e Rafael. Técnico - Chiquinho de Assis (ou Vágner Benazzi).
Vitória: Viáfara; Nino Paraíba, Alison, Léo Fortunato e Ernani; Uelliton, Bida, Geovanni e Elkeson; Rildo e Neto Baiano. Técnico - Antonio Lopes.
Outros jogos da rodada
Colo Colo x Feirense
Bahia de Feira x Ipitanga
Atlético x Camaçari
Juazeiro x Fluminense
Vitória da Conquista x Serrano
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!