Quando você vai - se é que vai - a um estádio de futebol na Bahia, o que vê? Além de estruturas precárias, no máximo, dois times em campo. Será que é isto que o torcedor/cliente merece? Explico melhor. A disputa no campo é, sem dúvida, fundamental para a engrenagem do futebol funcionar. O evento esportivo é a essência do produto. Mas será que hoje basta oferecer 11 x 11 para convencer alguém, com várias opções de lazer, a ir ao estádio?
Nosso modelo de negócio funciona como antimarketing. Os clubes pouco fazem para gerar um barulho bom e aquecer as partidas. A maioria dos atletas tampouco entende a importância do marketing para as carreiras. A qualidade do produto que temos em mãos, sem dúvida, influencia a venda. Desperta desejos? Faz sonhos? É estimulante? Veja a média de público do estadual, abaixo de 5 mil pagantes, mesmo com a gratuidade do Sua Nota.
Mesmo assim, a promoção do produto é ruim. Vendemos mal o que temos. Quantas campanhas de mídia seu clube fez este ano para te puxar pro estádio? Como tentou te convencer a levar junto amigos ou familiares? Pense na internet, jornal, televisão, rádio, outdoor... Agora compare quantas vezes a turma da música te chama pra festa. E o cinema? E os amigos para festinhas particulares?
Digamos que ainda assim você vá pro estádio. É uma boa experiência? Fora uma vitória sensacional, o que ali te estimula a voltar? É bem atendido? Tem surpresas legais? Atrações como shows, vídeos, brincadeiras, museu, interação com os ídolos? Vende-se produtos do seu time? O marketing que tem funcionado aqui na Bahia é boca a boca: sua família pedindo pra você ficar em casa.
Segue... O marketing do Vitória confirma a versão da OAS e a construtora segue com a cota master. Inclusive, a ideia é que a OAS exponha marca diferente da atual no padrão 2011. Estreia dia 23, contra o Serrano, no Barradão.
...Devolve O Vitória recebeu parte do novo enxoval da Penalty e devolverá à fornecedora de material esportivo. As peças não têm a marca da OAS. Apesar da crise com o vazamento, tendência é haver evento de lançamento.
Real... A FBF criou em janeiro o Departamento de Marketing e Comunicação, que está sendo organizado por Lênin Franco, publicitário e filho de Edmundo Pedreira Franco, ex-vice de futebol do Bahia. Como novidades, anteontem, a entidade criou um perfil oficial no twitter (@fbfoficial) e lançou novo site - o endereço www.fbf.org.br será mantido, mas, durante a transição, é possível acessar através do www.fbfweb.org.
...E virtual O site, além das informações institucionais da FBF, estimulará visitas de torcedores com conteúdos em vídeo, fotos e promoções - a primeira, Paz no Estádio, está no ar. O twitter avisará as regularizações de atletas diretamente da CBF, antes do BID, além de dar notícias.
Marcelo Sant´Ana é repórter especial do jornal Correio* e escreve
quinta e domingo. Coluna publicada na edição impressa do dia 17 de
março de 2011
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!