Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
Futebol europeu

Quem é o principal jogador da Liga dos Campeões até aqui?

A edição de 2022/23 da Liga dos Campeões da UEFA se encontra em um estágio decisivo

Celso Martins • 28/03/2023 às 9:40 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Quem é o principal jogador da Liga dos Campeões até aqui?
Haaland faz grande Liga dos Campeões. Divulgação / Manchester City

Com dez gols em somente seis partidas disputadas nesta edição, Erling Haaland é o grande favorito a vencer o prêmio de artilheiro da Liga nesta temporada. Muitas casas de apostas brasileiras já o consideram vencedor, tendo apenas Vinicius Jr. como sombra.

Os confrontos das quartas de final já foram sorteados, assim como o chaveamento para o restante do torneio. Restam oito equipes e treze partidas para decidir quem será o mais novo campeão da principal competição de clubes do planeta. Até a final, que será disputada em Istambul no dia 10 de junho, resta bastante coisa pela frente. Porém, pode-se dizer que alguns jogadores são claros favoritos para o prêmio de melhor jogador do torneio. Afinal, quem é o principal jogador dessa edição até o momento?

Leia mais:

Com números históricos, Haaland se isola na artilharia

Com dez gols em somente seis partidas disputadas nesta edição, Erling Haaland é o artilheiro de forma disparada. Contra o Leipzig, no duelo de volta pelas oitavas, foram cinco gols em somente 63 minutos disputados. Dificilmente alguém alcançará o goleador do Manchester City, que enfrenta o Bayern nas quartas. Por sinal, a equipe alemã foi um dos alvos favoritos do jovem enquanto atuou pelo Borussia Dortmund (cinco gols em sete jogos). Pelo City, em um amistoso de pré-temporada que marcou sua estreia, voltou a marcar contra os bávaros. Apesar de ter a melhor defesa da atual edição, vai ser difícil o Bayern passar ileso nessa.

É difícil mensurar o quão absurdo é o início da carreira de Erling Haaland pela Liga dos Campeões. Aos 22 anos, ele tem 33 gols em 25 jogos, em quatro edições no torneio europeu. A média de 1,32 gols por jogo. A efeito de comparação, levando em consideração somente jogadores com no mínimo 30 gols na história do torneio, a segunda melhor média de gols é a de Gerd Müller, com 0.97 (34 tentos em 35 jogos). Maior artilheiro da história do torneio, Cristiano Ronaldo marcou 0.77 vezes por jogo. Já Lionel Messi, 0.79. Além disso, Haaland já está entre os 24 maiores artilheiros da história da Liga dos Campeões, deixando pra trás nomes como Robben, Eto’o, Griezmann, Rooney e Suárez.

Times coletivos facilitam um pouco a vida do norueguês

Obviamente o que Haaland fez ao longo da carreira não importa nesse debate, já que o que está em questão é somente a atual edição. Nesse caso, é uma grande notícia para ele que Liverpool e PSG tenham sido eliminados nas oitavas. Acontece que Salah (8 gols) e Mbappé (7) fecham o top 3 da artilharia do torneio. Além disso, outra coisa que contribui é o fato de alguns dos times remanescentes não terem um jogador que seja considerado o principal protagonista dessas respectivas equipes, como é o caso do centroavante do City. São times coletivos, com números ofensivos bastante distribuídos.

O próprio Bayern, por exemplo, que conta com Sané e Choupo-Moting como artilheiros até aqui (cada um com quatro gols). No Chelsea, o artilheiro é Sterling com três. Do outro lado da chave, o principal goleador do Milan é Giroud, com quatro gols. Na rival Inter, Džeko tem três. A essa altura, jogadores desses times não ameaçam Haaland como o principal destaque individual do torneio. O Napoli tem o melhor ataque do torneio até aqui com 25 gols marcados em 8 jogos, mas os números são muito bem distribuídos. Quatro jogadores dividem a artilharia com quatro gols cada. Entre eles, destaque pra Victor Osimhen.

A depender do desenrolar da competição, Khvicha Kvaratskhelia pode ameaçar Haaland na briga para ser considerado o melhor do torneio, mesmo tendo marcado somente duas vezes até aqui. No caso do Benfica, João Mário conta com seis gols marcados e está no top 3 da artilharia dos jogadores que ainda estão vivos na disputa. Além disso, distribuiu duas assistências para seus companheiros. Ele faz um ótimo torneio, assim como seu colega de time Rafa Silva, que marcou cinco vezes. Porém, eles no momento não são considerados fortes candidatos para o posto de melhor jogador do torneio. Avançando para as semifinais tendo destaque individual, as coisas podem mudar nesse sentido.

Dupla do Real Madrid é forte ameaça

Sim, o Real Madrid foi o único time não citado no tópico anterior. Algo intencional, já que é hora de falar dos dois principais rivais de Haaland na disputa pelo prêmio de jogador da temporada da Liga dos Campeões 2022/23. Esse prêmio foi entregue pela primeira vez na temporada passada. O vencedor, como não poderia ser diferente, foi Karim Benzema, que marcou 15 vezes em 12 jogos. Naquela oportunidade, foram dez gols só no mata-mata, com direito a hat-tricks diante de PSG e Chelsea. A temporada 22/23 do atual detentor da Bola de Ouro não é nem sombra do que foi a passada: em seis jogos até aqui na UCL, foram apenas três gols. Porém, o francês cresce nesses momentos. Prova disso é que todos os gols foram marcados no confronto contra o Liverpool nas oitavas, após passar a fase de grupos em branco.

E chegou a hora de falar do grande adversário de Haaland na briga: Vinícius Júnior. O ponta-direita brasileiro, que na temporada passada marcou o gol do título na final contra o Liverpool, voltou a castigar os Reds. No jogo de ida disputado no Anfield, Viní conduziu a virada histórica (2-5) ao marcar duas vezes para empatar a partida. Depois, deu uma assistência para o centroavante francês. No jogo de volta, nova assistência para Benzema. Os números não mentem. Com seis gols e três assistências, o craque brasileiro é o principal jogador da equipe merengue na atual edição. Assim como João Mário, compõe o top 3 de artilheiros ainda vivos na disputa. Dependendo do que acontecer, ele pode até mesmo ultrapassar o norueguês.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes