O Bahia jogou para vencer o Serrano e conseguiu. Com um gol solitário de Rafael Gladiador no início do segundo tempo, o Tricolor garantiu a classificação para segunda fase do estadual na tarde deste domingo (13), em Pituaçu. Foi um verdadeiro duelo de ataque contra defesa. A equipe de Vágner Benazzi sufocou o adversário conquistense, mas pecou na finalização e deixou escapar a chance de golear.
O Tricolor chegou aos 20 pontos e terminou a primeira fase no segundo lugar do Grupo 1, além de ter a terceira melhor campanha no geral, atrás de Vitória e Bahia de Feira. Ao lado do Bahia, classificaram-se Bahia de Feira, Vitória da Conquista e Atlético. Colo Colo e Juazeiro disputarão o Torneio da Morte, que definirá os rebaixados à segunda divisão. Apesar da derrota, o Serrano também avançou no estadual, graças ao empate do Fluminense com o Vitória da Conquista, no Lomantão. Com 15 pontos, o time rubro-verde ficou na terceira posição do Grupo 2. Agora, os comandados de Esquerdinha vão medir forças com Vitória, Feirense e Camaçari. Fluminense e Ipitanga vão jogar o quadrangular dos que lutam contra a degola com Tigre e Juá.
Só faltou bola na rede O Bahia entrou no gramado de Pituaçu e seguiu o lema "na minha casa, mando eu" à risca. Só deu Tricolor, mas nada de sair gol. Aos cinco minutos, Ramon pegou sobra de bola na esquerda e cruzou na área. Robert chegou atrasado e não conseguiu cabecear a bola, que passou à esquerda da meta de Adrianão. Aos 20, Jones invadiu a área pelo lado esquerdo e chutou mal, para fora. Robert estava livre na pequena área, em posição legal, e bradou com o companheiro, que foi fominha. Mas a chance dele ainda iria chegar. Aos 32, o camisa 80 recebeu na área, livre e chutou em cima do goleiro. Na sequência, pegou o rebote e carimbou a zaga. Robert desperdiçou grande oportunidade. Só que a principal chance de gol do primeiro tempo aconteceu apenas aos 45 minutos. Tressor Moreno, o maestro do time, avançou pelo meio e enfiou a bola com precisão para Jones, que penetrou na área e tocou na saída do goleiro, mas ela saiu à esquerda de Adrianão.
Do banco para resolver O técnico Vágner Benazzi resolveu mudar antes de mandar o time de volta a campo no segundo tempo. Rafael entrou no lugar de Jones e Robert acabou sendo um pouco mais recuado. Logo no primeiro lance de jogo, quase sai um gol... Mas não ia ser do Bahia. O Serrano partiu em velocidade no contra-ataque com William, que tocou rasteiro para Samuel no meio da grande área. Ele estava livre, mas tocou de primeira e a bola passou tirando tinta da trave esquerda de Omar. Faltou tranquilidade. Depois do susto, o Bahia se recompôs e a estrela de Rafael Gladiador brilhou. Tressor Moreno pegou sobra de bola na direita e levantou a bola na área. O atacante de 19 anos subiu mais do que todo mundo e mandou a bola para o fundo das redes, de cabeça. Aos 17, o Bahia quase amplia com uma linda jogada. Robert, Rafael, Tressor e Ramon trocaram passes até a finalização do último que só parou na grande defesa de Adrianão. As coisas se complicaram para o time visitante no minuto seguinte. O atacante Carlos Jr. foi expulso depois de escorregar e esbarrar em Marcone. Erro de Rodrigo Cintra. Mesmo assim, quase sai um empate. Aos 22, William levantou a bola na área do Bahia e Jacson desviou de cabeça. Omar foi no ângulo direito para espalmar a bola. Só que o Tricolor era superior e quase ampliou, mas Adrianão salvou chutaço de Marcone aos 27.
Bahia 1 x 0 Serrano - 12ª rodada do Campeonato Baiano 2011 Data: 13/03/2011
Local: Estádio de Pituaçu
Árbitro: Rodrigo Martins Cintra
Assistentes: Adailton José Jesus da Silva e Carlos Vidal Pereira de Oliveira
Bahia: Omar; Marcos, Thiego, Titi e Dodô; Marcone, Hélder, Ramon (Camacho) e Tressor Moreno; Jones (Rafael) e Robert (Zezinho). Técnico - Vágner Benazzi.
Serrano: Adrianão; Sertania, Ricardo, Jacson e William; Willam José, Moreira, Bruninho (Joelan) e Samuel (Rubens); Digão (André Araújo) e Carlos Júnior. Técnico - Esquerdinha.
Outros resultados Bahia de Feira 1 x 1 Feirense Vitória da Conquista 2 x 2 Fluminense Juazeiro 1 x 1 Camaçari Atlético 2 x 0 Ipitanga Colo Colo 1 x 3 Vitória