Rally da Chapada bate recorde na Bahia e já prepara segunda edição


Foto: Gabriela Almeida / Divulgação

Com sua primeira edição realizada nos dias 6 e 7 de agosto, o Rally da Chapada deixou boa impressão tanto nos competidores e organizadores, quanto na população e gestores locais. Tanto que a segunda edição da prova, segundo a direção do evento, já está pré-agendada para fevereiro de 2023.

O I Rally da Chapada foi o maior já realizado na Bahia em número de participantes, de acordo com a Federação Baiana de Automobilismo. Foram mais de 70 carros no grid, que percorreram 100km por estradas vicinais entre as cidades de Lençóis e Palmeiras, trechos da BR-242 e encerraram a prova com a bela paisagem do Morro do Pai Inácio.

Uma das organizadoras do evento, Patrícia Narriman conta que a ideia do Rally da Chapada começou por acaso. “Sou especialista em automobilismo e passei férias na Chapada com alguns colegas. Lá, testando um veículo, surgiu a ideia do Rally. Criamos o projeto, que foi abraçado de imediato pelo setor hoteleiro, poder público e parceiros. A realização foi um sucesso”.

Foto: Gabriela Almeida / Divulgação

Apesar de estar pré-agendado para fevereiro, ela diz que a rota da segunda edição do Rally da Chapada ainda é surpresa. “Estamos indo em setembro para Lençóis avaliar tecnicamente a pista, que já traçamos. Posso dizer por enquanto que passaremos por quatro rios e terá muito obstáculo. Mas a rota ainda é surpresa”.

Como foi a prova
O percurso contou com tarefas que garantiam pontos, como fotos com integrantes da equipe no Mirante da Cachoeira do Mosquito e um poste no meio de uma estrada vicinal. A chegada do rally foi no principal cartão postal da Chapada Diamantina, o Morro do Pai Inácio, onde os participantes foram recebidos pelo prefeito de Palmeiras, Ricardo Guimarães, e a secretária de Turismo da cidade, Andréa Oliveira.

Foram três premiados em cada uma das três categorias do rally: Adventure 4×4, Turismo 4×2 e Frontier Family, que ganharam além do troféu do evento, kits de produtos da Chapada Diamantina, vouchers de jantar em restaurantes e estadia em hotéis de luxo de Lençóis com direito à acompanhante.

Foto: Gabriela Almeida / Divulgação

Meia tonelada de alimentos foi arrecadada e doada para a Escola Creche Mãe Fifa, que atende 78 crianças carentes da cidade de Lençóis e moradores de áreas rurais da principal cidade turística da Chapada Diamantina e que foi fortemente castigada pela pandemia da Covid-19 e forte chuva no final do ano passado.

A festa de premiação e encerramento do Rally da Chapada ficou por conta da banda RivôTrio e Outras Substâncias, que levou ao palco do Mercado Cultural de Lençóis, muita diversão e rock and roll para os rallyzeiros presentes no evento.

Leia mais sobre Esportes em iBahia.com e siga o portal no Google Notícias