Faltam poucos dias para o término de mais um ano e o momento é de relembrar os fatos que marcaram 2012. Por isso, a partir desta quarta-feira (26), o portal iBahia inicia uma série de matérias especiais que relembrará o que aconteceu de mais importante na Bahia e no mundo. Começaremos com a retrospectiva falando de futebol, que contou com quebra de jejum no Baianão, Bahia e Vitória garantindo um clássico BaVi na Série A em 2013 após dez anos, Corinthians campeão do mundo, Seleção Brasileira, entre outros. Se sentir falta de alguma coisa, é só deixar o seu registro nos comentários.
Veja também uma retrospectiva reunindo os destaques das demais modalidades esportivas.
|
---|
Jogadores levantam taça de campeão no Baiano 2012 |
Após um começo promissor, mais um ano frustrante. Assim podemos resumir a temporada do Bahia, que
quebrou um jejum de dez anos sem título e acabou o ano lutando para não ser rebaixado à segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Um filme que quase repetiu o ano anterior, mas com nuances diferentes. A permanência na Série A em 2011 fez a torcida acreditar que 2012 poderia ser melhor. E foi, mas nem tanto quanto se esperava. Com a base do time mantida, o Tricolor começou o Baianão sem brilho, mas fazendo os resultados. Só que o técnico Joel Santana, logo no início de fevereiro, trocou o Fazendão pela Gávea. Uma proposta do Flamengo o seduziu e ele deixou o clube. A partir daí o Bahia entraria numa nova fase com a surpreendente chegada do técnico Falcão. A contratação atraiu os holofotes com direito a destaque até da mídia internacional. Uma equipe ofensiva, goleadas no estadual e a confiança da torcida. A euforia foi acompanha pelo título do Campeonato Baiano, que não era conquistado pelo clube há 11 anos, em maio. Eram dez sem título, pois o último havia sido o Nordestão de 2012. Com a melhor da primeira fase, o Esquadrão chegou nas fases de mata-mata com vantagem. Na semifinal, um susto. O time de Falcão e companhia perdeu a partida de ida e só conseguiu chegar à final com um gol do zagueiro Rafael Donato nos acréscimos do jogo de volta. Na final, dois empates com o Vitória (0x0 no Barradão e 3x3 em Pituaçu) e o título nas mãos. A equipe ainda tinha o posto de melhor ataque do país. Mas o sucesso no âmbito estadual não fez efeito nos principais campeonatos nacionais. Eliminado pelo Grêmio nas quartas-de-final da Copa do Brasil, o Bahia começou mau no Brasileiro. Sem laterais, o time agonizou com Fabinho e Hélder fazendo as vezes nas alas.
Falcão não resistiu e deu lugar a Caio Júnior dez rodadas depois. A chegada foi seguida da eliminação na Copa Sul-Americana ainda na primeira fase, diante do São Paulo. O Esquadrão voltava a disputar um torneio internacional 23 anos depois. Só que após oito jogos disputados, o atual treinador do Vitória abandonou o barco, uma crise interna explodiu e quem livrou o Bahia da degola foi Jorginho, que teve contrato renovado recentemente. O sofrimento chegou até a última rodada do Brasileirão, apesar do time ter virado a sensação do campeonato no início do segundo turno, quando o novo técnico começou a trabalhar e fez do Bahia um time perigoso, que arrancou importantes vitórias fora de casa contra Santos e Vasco, por exemplo. Já planejando a temporada que está por vir, a diretoria ainda não fez um contratação sequer.
Arena Fonte Nova - Em novembro, o presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, assinou
contrato para que o Tricolor mande as partidas na Arena Fonte Nova a partir de 2013. O acordo inicial é de cinco anos. A estreia do Bahia na Arena Fonte Nova ainda não tem data marcada. A tendência é que aconteça no dia 31 de março de 2013, dia marcado para clássico BaVi com mando de campo tricolor válido pelo Campeonato Baiano.
Veja também: nossa página exclusiva sobre o Esporte Clube Bahia |
---|
Acesso foi conquistado na última rodada da Série B |
Um ano de altos e baixos na Toca do Leão, mas que no fim das contas termina com saldo positivo. Se no profissional a conquista foi o acesso, a base venceu seu primeiro título nacional e o clube estuda colocar uma estrela sobre o escudo da camisa do time júnior. De ruim para o clube, a perda do título baiano para o arquirrival Bahia e a inexplicável queda de rendimento durante a Segundona, que fez um time que poderia entrar para história ter que garantir uma vaga na elite do futebol brasileiro apenas na última rodada da competição. O começo de temporada colocava as esperanças no técnico Toninho Cerezo, comandante do Leão no Brasileiro de 1999, quando o time chegou até as semifinais. Contratado mais pela história do que pelo momento na carreira, não conseguiu dar uma cara a equipe no estadual. A irregularidade derrubou o treinador em abril. Meses depois, Alexi Portela reconheceria o "erro" na contratação do ex-jogador. O auxiliar Ricardo Silva foi efetivado e não conseguiu mudar muita coisa. Com a perda do estadual, o momento era de deixar tudo para trás e traçar um novo plano. Paulo César Carpegiani voltou à Toca do Leão com a missão de conduzir o clube à Série A. Com um time forte, o Rubro-negro atropelou os adversários no primeiro turno da segunda divisão, assumiu o posto de melhor ataque do país e fazia história na competição: batendo marcas de Portuguesa e Corinthians, que têm as melhores campanhas na história da Série B por pontos corridos. O sucesso no primeiro turno fez com que o acesso do Vitória virasse apenas uma questão de tempo. O título era o foco e a conquista do primeiro título nacional suscitava a ideia do clube colocar a primeira estrela sobre o escudo na camisa. A euforia tomou conta da torcida e da imprensa. Só que tudo mudou de uma hora para outra. E não foi a saída do atacante Neto Baiano, então artilheiro do Brasil que deixou o Leão para defender o Kashiwa Reysol no Japão, a razão da queda de rendimento. Difícil encontrar explicação, mas a transformação da euforia em preocupação aconteceu justamente no momento em que começaram a discutir premiação em caso de título e acesso. O fantasma do fracasso de 2011 batia a porta. A direção, então, resolveu demitir
Carpegiani, alegando que ele já não tinha o grupo de jogadores na mão. A saída resultou em troca de farpas entre o treinador e o presidente Alexi Portela através da mídia. Apesar de toda a desconfiança, o time se mantinha no G4 da Série B, mas o título deixou até de ser prioridade. Ricardo Silva assumiu e, mais uma vez, deixou o comando rapidamente.
PC Gusmão foi contratado para comandar o time em quatro jogos. O time ainda viveu momentos de tensão antes da viagem para um jogo contra o Bragantino, quando jogadores acusaram torcedores de agressão no aeroporto. Ainda na reta final, Uelliton foi afastado e membros da comissão técnica fixa, como Ricardo Silva e Ednilson Sena, entraram de férias abruptamente. Contra o Ceará, no Barradão, o time conquistou o suado acesso. Em quarto lugar. Para acirrar ainda mais a rivaliadade,
o Leão terminou o ano na frente do Bahia no ranking da CBF.
Copa do Brasil sub-20 - Com o fim da temporada brasileira de futebol profissional logo no começo de dezembro - a Série B terminou no fim de novembro - os holofotes voltaram-se para Copa do Brasil sub-20. A competição criada este ano garantiu vaga para dois times brasileiros na Taça Libertadores da categoria. Bahia e Vitória chegaram na semifinal, mas só o Leão passou para decisão e, depois de bater o Atlético-MG, levantou o caneco. O título valorizou ainda mais a base rubro-negra e o clube pretende colocar uma estrela na camisa do time júnior.
Veja também: nossa página exclusiva sobre o Esporte Clube Vitória |
---|
Torcida do Corinthians invadiu o Japão para o Mundial |
O grande destaque do futebol brasileiro em 2012 foi o Corinthians. Campeão da Taça Libertadores em julho,
o time paulista venceu o Mundial de Clubes ao derrotar o Chelsea, da Inglaterra, por 1 a 0, no último dia 16 de dezembro. O título no Japão sobre o campeão da Liga dos Campeões ainda contou com uma "invasão" corintiana ao continente asiático. Nos dois jogos da equipe de Tite e seus comandados, as arquibancadas ficaram lotadas de alvinegros.Como o Brasileirão não era o foco, o Timão deixou o torneio nacional um tanto de lado, mas não faltou emoção no torneio. O Fluminense conquistou o seu quarto título brasileiro, deixando Atlético-MG, Grêmio e São Paulo. Os rebaixados no torneio foram Sport, Palmeiras, Atlético-GO e Figueirense. O Palmeiras, por outro lado, conquistou o título da Copa do Brasil e vai jogar a Libertadores no ano que vem. Ainda falando de competições continentais, o São Paulo bateu o Tigre e conquistou a Copa Sul-Americana em jogo marcado por confusão na final. Na Série B, o Goiás ficou com o título de campeão e subiu juntamente com Criciúma, Atlético-PR e Vitória. CRB, Guarani, Ipatinga e Barueri caíram para terceira divisão, a Série C, que teve o Oeste-SP conquistando o título. Junto com o clube paulista subiram Icasa-CE, Paysandu e Chapecoense-SC. Salgueiro-PE e Guarany de Sobral acabaram rebaixados para quarta divisão. A Série D, por sua vez, teve a participação dos baianos Feirense e Vitória da Conquista. Ambos fracassaram e sequer passaram da primeira fase. O Sampaio Corrêa foi o campeão e subiu com CRAC-GO, Mogi Mirim e Baraúnas.
Veja os campeões estaduais de 2012 Acre: Rio Branco Alagoas: CRB Amazonas: Nacional Amapá: Oratório Bahia: Bahia Ceará: Ceará Brasília: Ceilândia Espírito Santo: Aracruz Goiás: Goiás Maranhão: Sampaio Corrêa Minas Gerais: Atlético Mineiro Mato Grosso do Sul: Águia Negra Mato Grosso: Luverdense Pará: Cametá Paraíba: Campinense Pernambuco: Santa Cruz Piauí: Parnahyba Paraná: Coritiba Rio de Janeiro: Fluminense Rio Grande do Norte: América de Natal Rondônia: Ji-Paraná Roraima: São Raimundo Rio Grande do Sul: Internacional Santa Catarina: Avaí Sergipe: Itabaiana São Paulo: Santos Tocantins: Gurupi
*É importante mencionar que o Vitória da Conquista venceu a Copa Governador do Estado este ano. Mundo afora - No futebol europeu, a Espanha segue no topo. A seleção campeã do mundo conquistou o tri da Eurocopa em 2012 ao golear a Itália por 4 a 0. Na Oceania, o Taiti venceu a Noca Caledônia e conquistou o título do continente. A equipe vai disputar a Copa das Confederações no Brasil, em 2013. Entre as seleções garantidas no torneio estão Brasil, Espanha, Itália, Uruguai, Japão, Taiti e México. Falta apenas a definição do representante africano.
Veja também: curiosidades, informação e opinião no blog iBahiaFC |
---|
Felipão, campeão do mundo em 2002, está de volta |
Com a conquista de mais uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos, a Seleção Brasileira não deu muito motivo para torcida comemorar no ano de 2012. O destaque canarinho, aliás, nem está no campo, mas em uma mudança fora dele:
a volta de Felipão ao comando. Dez anos depois, o técnico campeão do mundo em 2002 está de volta para tentar fazer o Brasil chegar bem na Copa das Confederações 2013 e na Copa do Mundo 2014, eventos que serão realizados no país. Porém, a mudança aconteceu justamente quando o técnico Mano Menezes conseguia dar uma cara ao time canarinho e logo depois da conquista do Superclássico das Américas - duelo de ida e volta contra a Argentina no qual apenas jogadores que atuam nos dois países podem ser convocados. Antes, com o fracasso na Copa América de 2011 e nas Olimpíadas em 2012, Mano havia sido prestigiado pelo presidente da CBF, José Maria Marin. O cartola, aliás, substituiu
Ricardo Teixeira, que deixou o cargo após 23 anos. Ex-Corinthians e Grêmio, Mano Menezes estreou pela Seleção Brasileira no dia 10 de agosto de 2010 e acumulou 21 vitórias, seis empates e seis derrotas desde então. O agora ex-técnico do time canarinho convocou 102 jogadores no total. Este ano, a seleção principal fez 12 partidas, com dez vitórias, três derrotas e uma derrota. Nas Olimpíadas, o time chegou à final como favorito, mas acabou derrotado pelo México por 2 a 1. O treinador só foi demitido no dia 23 de novembro e a CBF anunciou Felipão como substituto no dia 29.
Feminino - Nas Olimpíadas de Londres, as meninas do Brasil acabaram sendo derrotadas pelas japonesas na segunda fase da competição, por 2 a 0. Foi a pior participação do país desde que a modalidade começou a ser disputada nos Jogos Olímpicos, em 1996.
Faltam pouco mais de 500 dias para o início da Copa do Mundo 2014, mas o tempo passa rápido e logo teremos a Copa das Confederações, em 2013, no Brasil. Com a proximidade desses grandes eventos, o modernos estádios que estão sendo construídos no país começam a ficar prontos. Dois já foram inaugurados: Castelão, no Ceará, e o Mineirão, em Minas Gerais.
A Arena Fonte Nova, em Salvador, será entregue à Fifa no dia 30 deste mês de dezembro, mas só será inaugurada no dia 29 de março. Além de ver o estádio da capital quase pronto, o torcedor baiano pode se animar com a tabela da Copa das Confederações. Salvador receberá três jogos do torneio e um deles será entre Brasil e Itália, válido pela primeira fase da competição (
veja tabela completa aqui). A Arena Fonte Nova ainda receberá um jogo do Uruguai contra uma seleção africana (a definir) e a decisão do terceiro lugar.
Veja também: Passo a passo: ingressos para a Copa das Confederações 2013O ex-jogador baiano Alex Alves faleceu aos 37 anos no dia 14 de novembro. Leia série de matérias sobre o adeus do jogador revelado no Vitória que se destacou também no Palmeiras e no Cruzeiro. TOP 10: melhores das artes cênicas na Bahia em 2012 TOP 10: iBahia lista as maiores estreias do cinema em 2012 TOP 10: relembre os melhores festivais de música da Bahia em 2012 Retrospectiva 2012: relembre grandes momentos da Cultura Retrospectiva 2012: MMA, Olimpíadas, Surf e mais sobre esporte