O iBahiaFC já relembrou os episódios marcantes do futebol em 2010, mas não esqueceu dos outros esportes, que também permeou as páginas do nosso site. E temos muito a resgatar, desde coberturas especiais do nosso Portal até conquistas de atletas baianos e brasileiros. Mas, claro, vamos precisar da ajuda dos nossos internautas para que ninguém saia desprestigiado. Ajude-nos a lembrar quem merece estar na nossa retrospectiva do esporte amador 2010.
Azul, vermelho e branco na Mini-Challenge
Nas pistas, o baiano Patrick Gonçalves, que corre em parceria com o Bahia, fez bonito. Com uma bateria de antecedência, ele conquistou o título da Mini-Challenge, categoria da família Stock Car que estreou este ano, no Autódromo Internacional de Curitiba. O piloto somou ao todo 243 pontos. Fábio Viscardi, que ficou com o vice, chegou aos 198.
Em oito provas, o Patrick Gonçalves conquistou seis vitórias. Na categoria principal, o título ficou com Max Wilson, que desbancou Cacá Bueno, Ricardo Maurício e Allam Khodair. Clique aqui e veja vídeos da etapa de Stock Car em Salvador, disputada em 15 de agosto. A vitória foi de Cacá Bueno.
Desbravador dos mares
O ano de 2010 foi especial para Marcelo Collet. Paulista, mas radicado na Bahia, o nadador paraolímpico desbravou o Canal da Mancha que tem cerca de 34 quilômetros e separa a ilha da Grã-Bretanha do norte da França.
Ele realizou o trajeto na última sexta-feira (17) com o tempo de 10 horas, 6 minutos e 40 segundos. Collet visitou o iBahia e bateu um papo com os repórteres Rafael Sena e Sérgio Pinheiro, da TV Bahia, para contar como fez para superar o desafio. O próximo é superar o o estreito de Gibraltar, que separa o continente europeu do africano e tem cerca de 14 quilômetros.
Campeã mundial nas águas
A nadadora baiana Ana Marcela, 18 anos, brilhou em 2010. Ela se tornou a nadadora mais jovem a conquistar a Copa do Mundo de Maratona Aquática, ao vencer duas das oito etapas do Mundial: em Santos e em Cancun. Ela terminou em terceiro na última etapa, no Emirado de Al Fujairah, em 23 de outubro. Como se não bastasse, ela ficou com a medalha de bronze na prova de 5 km do Campeonato Mundial da modalidade, em junho.
Pelo desempenho, Ana Marcela concorreu ao prêmio de melhor atleta na categoria feminina do prêmio Brasil Olímpico 2010, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O título ficou com Fabiana Murer, do salto com vara. Em janeiro, o nadador Allan do Carmo, outro baiano de destaque no cenário nacional, venceu pela segunda vez a Travessia Mar Grande/Salvador.
Demo Fight V no Sesc-Aquidabã
Sobraram socos e pontapés no Demo Fight V e o iBahiaFC não deixou escapar nada. No dia 21 de novembro, sete lutas fizeram tremer as arquibancadas do Sesc-Aquidabã. Como esquente para o evento, o iBahiaFC realizou um chat que os protagonistas da luta principal, Jurandir Sardinha e Márcio Velaminho. Foi um sucesso de audiência.
Para conferir os resultados do Demo Fight V e ver nossa galeria de fotos, clique aqui. Aproveite e conheça Cintia Caxico, ring girl do Demo Fight V.
Ronco das motos em Lauro de Freitas
Pela primeira vez na Bahia, o Desafio Internacional de Supermoto movimentou o Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas, entre os dias 26 e 28 de novembro.
Organizado pelo ex-piloto Alex Barros, o evento contou também com a presença do espanhol Sete Gibernau, Jorge Negretti e outras feras do automobilismo. O grande vencedor foi o brasileiro Rafael Fonseca, que venceu as duas baterias do desafio. Veja vídeo exclusivo do iBahiaFC com Alex Barros e Sete Gibernau.
Domínio absoluto nas areias
Juliana e Larissa não deram chances para as concorrentes no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2010 e conquistaram o título por antecipação nas areias da Praia de Armação, em Salvador, a 10ª etapa do ano, disputada em outubro. De 12 durante toda a temporada, elas venceram 11 etapas e ainda estabeleceram a maior série invicta da história do evento, com 40 triunfos consecutivos.
No masculino, o título ficou com Márcio e Ricardo somente na etapa final, disputada em Búzios. A dupla ficou com o vice em três etapas, incluindo Salvador, onde era grande a expectativa pela vitória por conta da torcida para Ricardo, que é baiano.
O mais jovem campeão do mundo
No último Grande Prêmio, disputado em Abu Dhabi, no dia 14 de novembro, o jovem alemão Sebastian Vettel desbancou os favoritos Mark Webber e Fernando Alonso e sagrou-se o campeão mais jovem da Fórmula 1 - Vettel tem 23 anos. À época, o piloto negou rixas com o espanhol e disse que o piloto da Ferrari é um dos mais completos do mundo.
Depois, foi só comemoração. Na próxima temporada, o Brasil vai ocupar apenas dois grids na largada, com Rubens Barrichelo e Felipe Massa. Bruno Senna e Lucas de Grassi, apagados durante a temporada 2010, não renovaram com suas equipes.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!