Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > esportes
Whatsapp Whatsapp
Decisão

STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil

Por 9 votos a 2, STJ obriga ex-jogador Robinho a cumprir sentença de 9 anos em regime fechado

Redação iBahia • 20/03/2024 às 20:27 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o ex-jogador Robinho, condenado por estupro na Itália, deve cumprir pena no Brasil. O voto de Francisco Falcão, ministro relator do caso, foi acompanhado por outros oito ministros. Só houve dois votos divergentes.


				
					STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil
Julgamento de Robinho no STJ. Foto: Divulgação STJ

A Corte Especial do STJ – formada pelos ministros mais antigos do tribunal – também determinou que Robinho deve ser preso imediatamente, em decisão que deve ser cumprida pela Justiça Federal de Santos, cidade onde Robinho mora.

Leia mais:

A defesa do ex-jogador informou que vai apelar da decisão em duas instâncias: ao próprio STJ e também ao Supremo Tribunal Federal.


				
					STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil
Francisco Falcão, ministro do STJ e relator do pedido de homologação da sentença de Robinho no Brasil. Foto: Rafael Luz/STJ

Ao mesmo tempo, segundo o GE, os advogados de Robinho vão apresentar um pedido de habeas corpus para evitar a prisão imediata. O pedido é para que ele possa aguardar o julgamento dos recursos em liberdade.

Leia mais

Entenda prisão de Robinho

Robinho foi condenado a 9 anos de prisão pela Justiça da Itália, por um crime de estupro ocorrido em 2013. Quando houve a decisão em última instância, em janeiro de 2022, Robinho já estava no Brasil. Como o país não extradita seus cidadãos, a Itália pediu o cumprimento da pena em território brasileiro.

Na sequência, os italianos acionaram o STJ para que a sentença fosse homologada para surtir efeitos no Brasil.

Este foi o pedido analisado pela Corte Especial do STJ. A Justiça brasileira não discute o mérito da ação italiana, a que condenou Robinho. O ex-jogador afirma que a relação foi consensual com a mulher e nega o estupro.


				
					STJ decide que Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil
Por 9 votos a 2, STJ obriga ex-jogador Robinho a cumprir sentença de 9 anos em regime fechado. Foto: Divulgação/Santos

Robinho entregou seu passaporte ao STJ no ano passado e está proibido de deixar o país. O crime aconteceu em janeiro de 2013, na boate Sio Café, de Milão. Segundo a investigação, Robinho e mais cinco brasileiros teriam participado do ato. Além do jogador, outro brasileiro, Ricardo Falco, foi condenado aos mesmos nove anos de prisão.

Falco também é alvo de um pedido da Itália para cumprimento da pena no Brasil. O processo contra ele no STJ ainda não foi pautado para julgamento.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPORTES :

Ver mais em Esportes